TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Angolana

Por:   •  8/11/2015  •  Resenha  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 2

             Literatura Angolana

   Podemos dizer que a literatura Angolana foi dividida em 7 períodos, o primeiro chamado de Incipiência; o segundo Período dos Primórdios; o terceiro de Prelúdio; no quarto período o movimento Neorrealismo cruza-se com o movimento Negritude; o quinto período foi o Nacionalismo; o sexto da Independência e o sétimo da Renovação.

   A literatura Angolana foi marcada principalmente por três influências, sendo elas: o Neorrealismo Português, o movimento de Negritude de Léopold Senghor e o movimento Modernista Brasileiro.

   Com o término da Segunda Guerra Mundial em 1945 e as derrotas dos regimes autoritários, criou condições para o início do processo de descolonização das colônias Européias na África e na Ásia. As reivindicações de liberdade que estavam acontecendo também atingiram a Angola, e assim surgiu em Luana o movimento Vamos Descobrir Angola.

    A descrição da realidade social e a contestação do colonialismo aparecem principalmente nas obras de romancistas como Mário António; Arnaldo Santos e Santos Lima, enquanto poetas como Antonio Cardoso ou Agostinho Neto, foram marcados pelo surrealismo.

                  Mário António

   Mário António Fernandes de Oliveira nasceu em Maquela do Zombo, (Uíge) dia 5 de Abril de 1934 e faleceu em Lisboa a 7 de Fevereiro de 1989. Desde criança viveu em Luanda, onde fez os seus estudos primários e secundários. Trabalhou como meteorologista. Em 1963 foi viver em Portugal, onde permaneceu até morrer. Licenciou-se em Ciências Sociais e Política Ultramarina e doutorou-se em 1987 em Estudos Portugueses (Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com