TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica

Dissertações: Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  2.481 Palavras (10 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 10

Avaliação a Distância (AD)

Unidade de aprendizagem: Logística

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Faça uma pesquisa sobre embalagens de marketing e embalagem logística e leia o artigo "Logística reversa - Conceitos e componentes do sistema" encontrado em http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2002_TR11_0543.pdf.

O artigo também está na Midiateca da unidade de aprendizagem. Após isso, produza um texto único, de, uma página, no qual você deverá atender aos seguintes objetivos: (5,0 pontos)

a) Identificar as características e funções das embalagens logísticas.

b) Identificar os três elementos do nível de serviços logísticos, segundo Ballou.

c) Identificar as características do canal de distribuição reverso.

d) Apresente uma conclusão abordando a relação Marketing e Logística e como os programas de Gestão da Qualidade podem contribuir com as políticas ambientais.

Elabore uma dissertação com quatro parágrafos.

* No primeiro parágrafo apresente uma abordagem referente às características e funções das embalagens de marketing e das embalagens logísticas e o impacto destas últimas nos custos logísticos.

* No segundo parágrafo, apresente uma abordagem com os componentes da qualidade em serviços logísticos relacionados com o canal de distribuição reverso.

* No terceiro parágrafo, identifique os ganhos que a empresa pode obter no momento em que o Marketing interage com a Logística reversa.

* No quarto parágrafo, apresente a sua conclusão abordando a relação Marketing e Logística e como os programas de Gestão da Qualidade podem contribuir com as políticas ambientais.

A linguagem utilizada deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa (acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://www.unisul.br/content/site/biblioteca/apresentacaografica.cfm e veja como realizar citações e referências.

Resposta: Não há como descrever as características e funções das embalagens sem antes conceitua-las, para Bowershox e Closs (2001) as embalagens classificam-se em embalagem para o consumidor, com ênfase em marketing, e embalagem industrial, com ênfase na logística ou podemos referenciar sua classificação de acordo com a sua função que seriam primária (contato direto com o produto), secundária (proteção da embalagem primária), terciária (caixas), quartenária (facilitam a movimentação, conteineres), e a de quinto nível (embalagens especiais para envio de longa distância). O enfoque logístico considera mais as questões de movimentação e armazenagem, Moura e Banzato (2003) apontam quatro necessidades básicas da embalagem dentro do enfoque logístico: proteção ao produto, conveniência para movimentação e estocagem, facilidade de identificação e proporcionar segurança.

Segundo Ballou (1993), podemos encontrar três grandes blocos de nível de serviço, onde: elementos de pré-transação – seria o portfólio da empresa juntamente com sua estrutura organizacional de modo a flexibilizar eventualidades, elementos de transação – fatores ligados aos pormenores decorridos da transação, como ajuste de estoques e outros e elementos de pós-transação seria o suporte ao cliente após a negociação, como troca de produtos por exemplo. A qualidade da logística tem ligação direta com este último indicador, pois o feedback dado pelo cliente tanto quanto no retorno de mercadorias danificas, embalagens retornáveis ou pela satisfação do produto entregue em embalagem satisfatória com o item dentro dos enfoques logísticos garantirão farto tema para a logística reversa.

De acordo com o texto da referência, o canal de distribuição reverso consiste basicamente no mapeamento dos fluxos reversos, levando em consideração os destinos que o produto utilizado possa vir a ter desde o reaproveitamento de peças ou do produto até o descarte final, dependendo de suas características. Normalmente esse processo é iniciado pelo cliente final através dos elementos de pós-transação, por isso a importância desse elemento na cadeia logística. Podendo após analisado e mapeado levar a uma economia de produção ou de entrega ao cliente final, como por exemplo, a utilização de materiais reciclados, vendendo ao cliente refis de produtos que o permitam.

Considerando os elementos supra referenciados, podemos verificar que existe uma interdependência entre as áreas de marketing e logística, pois é de fundamental importância que a área de marketing promova a venda do produto inclusive na hora de sua entrega, e esta feita pela logística organizada fará com que o trabalho do marketing satisfaça o cliente final. Considerando o enfoque no texto da questão, podemos verificar que através de programas de gestão de qualidade, com referência as normas ISO 14000(normas voltadas para a gestão ambiental), melhora-se a relação empresa x meio ambiente, pois esta passa a usar produtos reciclados com uma possível economia em embalagens, energia e em matéria-prima, por exemplo e a relação empresa x cliente final, pois este passa a ver em seu produto e na empresa relacionada uma preocupação com o bem estar social.

Embalagem, marketing e organização. Disponível em: <http://br.monografias.com/trabalhos913/embalagem-marketing-organizacao/embalagem-marketing-organizacao2.shtml>. Acesso em: 24 Mar 13.

Embalagem: funções e valores na logística. Disponível em <http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=quais+as+caracter%C3%ADsticas+e+fun%C3%A7%C3%B5es+das+embalagens+log%C3%ADsticas&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CDIQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.gelog.ufsc.br%2Fsite%2Findex.php%3Foption%3Dcom_docman%26task%3Ddoc_download%26gid%3D17%26Itemid%3D16&ei=zTNSUfiiK6T00gGD8oGwCA&usg=AFQjCNH99OhEpp53qnwzxf1dgYTUH_wr_A&bvm=bv.44342787,d.dmQ>. Acesso em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com