TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MTV E DETRAN JUNTOS PELA VIDA

Casos: MTV E DETRAN JUNTOS PELA VIDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  1.766 Palavras (8 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 01

2 DESENVOLVIMENTO 01

2.1 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 02

2.2 EMPRESA PÚBLICAS 03

2.3 POLÍTICAS PÚBLICAS 03

2.4 PROBLEMA 03

3 CONCLUSÃO 05

REFERÊNCIAS 07

1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho apresenta uma parceria público-privada. O case específico demonstra o Grupo VIT, representante da MTV no Rio Grande do Sul, que se associou ao Detran/RS para a realização de campanhas de trânsito.

O objetivo central do trabalho é a resolução dos problemas dessa nova campanha e a continuação dessa parceria.

Para alcançar esse objetivo, será necessário realizar etapas, dentre elas: Caracterizar as duas empresas envolvidas no case; identificar nome, área de atuação, segmento de mercado; Apresentar o histórico de parceria entre as duas organizações narradas no caso.

2. DESENVOLVIMENTO

O Grupo VIT é o representante da MTV no Rio Grande do Sul, e o Detran/RS, da autarquia executiva de trânsito do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Com seu projeto de Serviços de Utilidade Pública (SUP) ligado à segurança no trânsito, a MTV/RS tinha nas mãos uma estratégia exitosa com o Detran/RS, em que a MTV assinava com o cliente a campanha e lhe cobrava somente a produção, em um espírito de parceria pela causa.

Mas Vitor Faccioni, diretor do Grupo VIT, sabia que os jovens querem sempre novidades. Era preciso algo diferente, porém igualmente eficaz no impacto social. Novas ideias que agradassem tanto ao cliente (governo), quanto ao público-alvo da emissora (os jovens), e que pudessem de alguma forma ser mensuradas em sua efetividade. Cada vez mais os clientes querem estar certos de que o investimento em marketing, sobretudo em publicidade e promoções, dão retorno. A forma ideal de se avaliar uma campanha de mudança social planejada teria de ser construída em conjunto, entre a empresa e o órgão público.

Vitor chamou Cristine Carniel, jovem responsável pelo marketing da emissora, com o intuito de analisarem o que poderia ser proposto ao cliente para a próxima campanha, tendo como referência os indicadores de medição das campanhas anteriores. Na primeira campanha uniram rock e atitude, com músicos jovens gaúchos;

Na segunda, a avaliação posterior do cliente e em insights do próprio Vitor em reunião com Cristine, a fórmula havia perdido um pouco o impacto. Para a campanha seguinte, juntar novamente os músicos gaúchos talvez não funcionasse tão bem;

Na terceira, vieram os comerciais protagonizados por telespectadores da emissora, as vinhetas abordaram soluções para o trânsito das cidades. Identificou-se que o público jovem também se sente responsável pela segurança no trânsito e querem participar;

Na quarta, as histórias identificaram e apontaram soluções para os principais problemas de trânsito, sendo criadas em cima de uma linguagem e uma estética que falam diretamente aos jovens.

A seguir, apresentaremos basicamente como o setor pública é separado.

2.1 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Administração Pública é o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado que procuram satisfazer as necessidades da sociedade, tais como educação, cultura, segurança, saúde, etc. Em outras palavras, administração pública é a gestão dos interesses públicos por meio da prestação de serviços públicos, sendo dividida em administração direta e indireta.

A Administração direta é aquela exercida pelo conjunto de poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Nesse caso, os órgãos não possuem personalidade jurídica própria, patrimônio, nem autonomia administrativa.

Na Administração Indireta, o Estado transfere a sua titularidade ou execução das funções para que outras pessoas jurídicas ligadas a ele possam realizar. A Administração Indireta e composta pelas autarquias, fundações, sociedades de economia mista, empresas públicas e outras entidades de direito privado. Tais entidades possuem personalidade jurídica própria, patrimônio e autonomia adm.

O Detran/RS faz parte da Administração Indireta.

2.2 EMPRESAS PÚBLICAS

Empresas Públicas são pessoas jurídicas de direito privado, integrantes da Administração Indireta, instituídas pelo Poder Público, mediante autorização da lei específica, sob qualquer forma jurídica (LTDA, S/A, etc), e com capital exclusivamente público, para a exploração de atividades de natureza econômica ou execução de serviços públicos.

2.3 POLÍTICAS PÚBLICAS

Políticas Públicas são os programas, ações e atividades desenvolvidas pelo estado de forma direta ou indireta, com a participação de entidades públicas e privadas. Esses programas procuram repassar determinado direito de cidadania de forma igual para toda a população. Elas correspondem a direitos assegurados pela constituição.

As Políticas Públicas podem ser formuladas principalmente por iniciativa dos poderes executivo, ou legislativo, separada ou conjuntamente, a partir de demandas e propostas da sociedade. Em seus diversos seguimentos.

Normalmente estão constituídas por instrumentos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação, de uma forma lógica ficam apresentados da seguinte forma: 1º Planos; 2º Programas; 3º Ações e 4º Atividades.

2.4 PROBLEMA

O orçamento público basicamente é aquilo que os Gestores podem gastar e aplicar. Esse orçamento é feito em anos anteriores, com devidos estudos e planejamento, para definir as prioridades e aquilo que é necessário. O nosso país é dividido em três poderes: executivo, legislativo e judiciário. Quem aprova o orçamente é o legislativo, esse poder é basicamente para fiscalizar o executivo. No nosso caso, a Assembleia Legislativa aprovou cortes no orçamento. Com a verba limitada do cliente (o governo) em virtude de cortes, a MTV se viu obrigada a fazer campanhas de qualidade, mas com custo baixo de produção e veiculação.

Em uma relação de parceria como essa, as decisões devem ser tomadas em conjunto, porém nesse caso, o tempo escasso do cliente para discussões sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com