TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maratona Fotográfica do Meio Ambiente

Por:   •  20/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 5

Maratona Fotográfica do Meio Ambiente

Julisse Oker Savi da Silva1, Rafaela de Moura2

1 – Julisse Oker Savi da Silva – Matrícula 28082-8, Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, telefone: (48) 8436-6798, e-mail: professorajulisse@gmail.com.

2 – Rafaela de Moura – Matrícula 23116-9, Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal, telefone: (48) 8478-2414, e-mail: mourard7@gmail.com

Resumo:

O presente trabalho realizado com alunos dos anos finais da Escola Básica João Gonçalves Pinheiro teve por objetivo, aguçar a percepção ambiental dos alunos do entorno da escola.

A metodologia de ensino contou com passeios ao ar livre e a utilização do celular para registro. Dessa forma, a atividade nos proporcionou conhecer, interagir e perceber o meio escolar e a possibilidade de conscientização dos alunos sobre o meio ambiente.

Introdução:

        Ao olharmos o entorno de nossas escolas, podemos analisar profundamente o meio ambiente e as modificações que ocorrem ao longo dos anos. A Escola de Educação Básica João Gonçalves Pinheiro apresenta uma área verde rica em diversidade ambiental. A grande presença de árvores, flores e animais silvestres na escola encantam tanto professores, como alunos e comunidade.

        

Justificativa:

Para Schnell (s.d.), desde os primeiros meses de vida de uma criança, a imagem acompanha sua, pois é através da contemplação de imagens que a criança passa a se reconhecer, a traçar sua identidade, posteriormente o imaginário e substituído pelo simbolismo onde passa a diferenciar as coisas e objetos a partir da observação do mundo a sua volta.  

No ano de 2014, foi oferecido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis,  em nossas formações de professores um curso rápido de fotografia e manipulação de imagens em editores de fotografia. A partir disso, pensou-se em levar a proposta para sala de aula, e aproveitar as tecnologias que tínhamos disponíveis para trabalhar com os alunos na semana do meio ambiente. Sendo assim, buscamos pensar em como poderíamos trazer o celular como uma ferramenta para a sala de aula, aliado ao professor, sendo que até então era visto como o grande vilão das aulas. Sendo assim, criamos a Maratona Fotográfica da Semana do Meio Ambiente na Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, cujo tema era “Nosso meio ambiente”. O evento também se repetiu em 2015.

Objetivos:

Objetivo Geral:

- Desenvolver o olhar crítico dos alunos para o nosso meio ambiente.

Objetivos Específicos:

        - Tornar o celular um aliado na nossa prática cotidiana;

        - Promover a vivência entre os alunos e o meio ambiente;

        - Analisar a riqueza biológica bem como a diversidade em nosso meio escolar;

        - Revelar os diferentes olhares dos alunos para o meio ambiente.

Metas e Atividades:

        Nossa meta era conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente e que, nosso meio ambiente é muito rico, além de trazer o uso do celular na sala de aula como um aliado na educação de nossos alunos.

        As atividades da maratona fotográfica foram realizadas com os alunos dos anos finais, dos 6º ao 9º anos, supervisionados pelas professoras Julisse e Rafaela, e teve como colaboradoras as professoras Elaine Seiffert e Mirian Kaiser, no ano de 2014. No ano de 2015, a professora Rafaela estava em outra escola, mas a professora Julisse supervisionou a maratona juntamente com o apoio das professoras já citadas.

        Para cada turma foi proposto um passeio pela escola, onde eles deveriam ficar a vontade para fotografar com seus celulares o que lhes chamava a atenção sobre o nosso meio ambiente.

        Em etapa posterior, os alunos foram orientados a enviar as fotos para os e-mails das professoras Julisse e Rafaela e, junto com as fotos, colocar um título para elas, de modo que expressassem o sentimento deles em relação ao meio ambiente expresso nas fotos.

        Os alunos enviaram para os e-mails as fotos e títulos e estas foram postadas na fanpage da escola. Também foram impressas e com elas fizemos o varal do meio ambiente, deixando as fotos expostas no hall de entrada de nossa escola e também apresentando-as na nossa mostra cultural que ocorre no mês de novembro.

        

Indicadores e Resultados:

        Como resultados, podemos apresentar algumas fotos que participaram das nossas maratonas. Uma das grandes dificuldades encontradas pelos alunos foi o de traduzir a imagem para um título, por isso, algumas fotos não apresentam títulos.

[pic 1]

Figura 1: Fotografando o meio ambiente – Alunos do 7º ano de 2014.

        

[pic 2]

Figura 2: Ação ambiental – Alunos do 8º ano de 2014.

[pic 3]

Figura 3: Semana do Fantástico Meio Ambiente – Alunos do 7º ano de 2014.

[pic 4]

Figura 4: Toca da coruja – alunos do 9º ano de 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (818.6 Kb)   docx (721.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com