TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Casos: Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  1.769 Visualizações

Página 1 de 6

"As consequências do desmatamento indiscriminado e realizado em larga escala são funestas. A floresta tropical é um ecossistema bastante frágil que, uma vez alterado, se converte rapidamente em um solo pobre em nutrientes. (_________________________) Além disso, ao ter extraídas as fortes e profundas raízes que o mantém compacto, fica exposto à erosão. Por outro lado, a devastação dessas áreas leva também à extinção grande variedade de espécies vegetais, entre as quais se encontram muitas ainda não conhecidas ou estudadas pelo homem”.

a.

As práticas agrícolas subsequentes dispensam o uso de fertilizantes.

b.

As florestas são o ecossistema mais rico do nosso planeta.

c.

Assim, este solo, rapidamente, se torna improdutivo para a exploração agropecuária.

d.

Estima-se que a cobertura vegetal planetária tenha diminuído em 50%.

e.

Desde tempos remotos, os homens vêm devastando a cobertura vegetal do planeta.

0,25 pontos

PERGUNTA 2

Observe a imagem.

Com base na imagem, podemos concluir que

a.

O político, em sua apresentação, não acredita em seu próprio discurso; persuadiu as pessoas, porém suas convicções são completamente diferente daquilo que acredita.

b.

O político pesquisou para apresentar-se diante do público, o que é uma característica básica para o sucesso da apresentação.

c.

A postura e a vestimenta do político estavam inadequadas à ocasião despertando o desinteresse dos eleitores por sua fala.

d.

Em uma apresentação oral, é importante criar recursos visuais para auxiliar àqueles que assistem a apresentação. O político não utilizou esse recurso, deixando de persuadir seus eleitores.

e.

Não houve comunicação, pois o político utilizou uma linguagem incompreensível aos eleitores, que foram embora sem entender seus argumentos.

0,25 pontos

PERGUNTA 3

Ao estudar a persuasão como um fazer-crer, a semiótica mostrou que esse ato consiste na transformação da competência modal de um sujeito operada por outro. Em função das informações que recebe do enunciador, o enunciatário passa a estar em conjunção (ou disjunção) com um dado saber que é duplamente modalizado: o primeiro, na posição de destinador, ofertará suas palavras como segredo, verdade, mentira ou falsidade, enquanto o segundo irá recebê-las com convicção (crer-ser) ou hesitação (não-dever-não-ser).

http://www.fflch.usp.br/dl/semiotica/es/eSSe1/2005-eSSe1-D.F.CRUZ.pdf

a.

A persuasão é o elemento de convencimento em que o enunciador deve explicitá-la para que o espectador compreenda e concorde com as ideias daquele que as apresenta. É de suma importância que uma boa apresentação seja claramente persuasiva sem aberturas de sentido.

b.

Não importa o quão persuasiva seja a apresentação, pois o que realmente importa é a sua linguagem, que deve ser sempre erudita. A persuasão parte dessa construção mais formal do texto:quando mais sério e formal for o texto mais convincente ele será.

c.

O conceito de persuasão está ligado tanto ao enunciador quanto ao enunciatário: o primeiro amplamente responsável por aquilo que diz e o segundo, por receber as informações e analisar de acordo com seu entendimento e visão de mundo.

d.

A transmissão de uma ideia de forma indireta é o que chamamos de persuasão explícita, elemento indispensável quando pensamos na montagem de uma apresentação. A persuasão indireta fecha o sentido e convence os espectadores sobre um mesmo ponto de vista.

e.

A linguagem persuasiva não está presente em qualquer tipo de texto, pois somente a propaganda tem por interesse convencer o consumidor da qualidade do produto e nem sempre usando a veracidade, o que o fragmento chama de “disjunção”.

0,25 pontos

PERGUNTA 4

Com base nos estudos da unidade, analise as afirmações a seguir.

I- Persuasão está presente em todo texto, que sempre sugerirá valores e crenças, de forma clara ou implícita.

II- Em uma apresentação em grupo, deve-se eleger um líder; somente ele deverá falar sobre o tema.

III- O uso de recursos audiovisuais pode auxiliar no entendimento da apresentação.

IV-Utilizar uma linguagem correta é uma questão facultativa, principalmente em apresentações formais. Tudo depende do público.

V- Fazer muitas leituras durante a apresentação pode torná-la cansativa; é importante ser sucinto nesses casos.

São consideradas corretas as afirmações:

a.

Somente III.

b.

II, III e IV.

c.

I, IV e V.

d.

I,II, III, IV e V

e.

I, III e V.

0,25 pontos

PERGUNTA 5

Observe a tirinha:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com