TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Direto

Artigo: Marketing Direto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 4

Utilizando e explorando ferramentas do marketing direto

O marketing direto ao longo do tempo vem se tornando a ferramenta mais utilizada pelas empresas, como o próprio nome diz é um tipo de marketing que busca atingir de forma clara e objetiva o publico alvo e buscar informações sobre pessoas, tanto físicas quanto juíridicas, e conhece-los cada vez mais, por isso que o marketing direto ficou com um significado de marketing de relacionamento, por buscar uma aproximação maior com seus clientes.

A utilização do marketing direto possibilita que as empresas consiga atingir seu público alvo desejado, através da utilização de critérios de segmetação, ou melhor dizendo a empresa consegue direcionar a mensagem adequada a cada tipo de cliente que ela possui.

Através da utilização do marketing direto muitas empresas conseguem medir (mensurar) os resultados alcançados das camapanhas, que foram direcionas a determinado público alvo, com isso permite que as organizações testem qual campanha se adapta melhor a determinado público alvo, e além disso possibilita um contato direto como foi dito, com seus clientes que hoje em dia pode ser considerado uma grande vantagem competitiva.

Hoje o marketing direto possui diversas ferramentas além da mala-direta e do banco de dados, que são: venda pessoal, telemarketing, catálogo, televendas, terminais multimídias ( Quiosques ) e marketing on-line. As empresas podem utilizar estas ferramentas para que possam enriquecer cada vez mais a forma que procuram atiginr seu público alvo, a primeira é a venda pessoal é uma das maneiras que é considerada antiga por causa da evolução tecnológica mas é umas das maneiras originais do marketing direto é um método de comunicação aonde temos interatividade e o vendedor desempenha um papel fundamental, ele atua como um elo entre empresa e cliente, mas como todas as formas possui vantagens e desvantagens a grande desvantagem deste método é o alto custo.

Kotler e Armstrong afirmam que, " telemarketing é o método que significa o uso do telefone para vender diretamente aos consumidores e se tornou a principal ferramenta de comunicação do marketing direto." o telemarketing nada mais é do que um sistema aonde as empresas fazem a utilização da rede de telefonia para realizar vendas diretas. O telemakerting possui uma forte vantagem mas contém desvantagens como, dificuldades na demonstração, concentração na voz e interferências como bloqueios. O telemarketing pode ter duas formas o telemarketing ativo que as empresas entra em contato com clientes, e em contrapartida o passivo que é o cliente que entra em contato com a empresa para requerer o serviço que foi lhe oferecido através de números aonde a ligação é gratuita, mas é bom deixarmos claro que nem todas empresas fornecem números gratuitos para que seus clientes possam ligar.

Cátalago é uma alternativa viável para as empresas que não abrem mão da divulgação de seus produtos e serviços, e podem ser disponibilizados de forma eletrônica, onde o cliente pode entrar no site da empresa e fazer o download do catálogo eletrônico, com isso a empresa tem redução no custo de impressão e postagem, é uma boa alternativa para as empresas que procuram divulgar seus serviços e produtos.

Outra alternavita é a televendas que usa propagandas interativas que expõe um produto de forma que possam convencer o publico, outro método são os canais ou programas de televendas que utiliza a tv para anexar estes programas que são inteiramente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com