TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz Analitica

Exames: Matriz Analitica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A gestão da empresa Paraguassu Veículos, concessionária Chevrolet, embasou a presente produção textual. Para isto, realizou diagnóstico organizacional fundamentado nos critérios de avaliação disponível pela Fundação Nacional de Qualidade - FNQ. Observando o quanto a organização se aproxima do Modelo de Excelência da Gestão - MEG.

O ambiente de negócios atual é caracterizado por mudanças contínuas e por vezes imprevisíveis. Diante desta constatação, ver-se necessário que o empreendedor tenha visão sobre o ambiente interno e externo, bem como da situação atual da empresa. Para subsidiar ações de readequação e inovação.

De modo análogo, este diagnóstico proporcionará aos formandos em Administração, conhecimentos das áreas que integram a estrutura gerencial de uma organização. Possibilitando ainda, noções de aspectos que abrangem decisões estratégicas, administrativas ou táticas e operacionais. Com levantamento de informações, mediante questionário avaliativo.

A escolha da estratégia competitiva efetiva depende de informações acerca dos ambientes interno e externo que envolve a organização. Com as quais, realiza-se a análise SWOT para identificar as forças (strengths) e fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) da empresa. E elabora o planejamento estratégico, definidos objetivos a serem alcançados.

Tratando-se da concessionária Paraguassu Veículos, observa-se quanto às forças: competências gerencial e operacional, diversificação de produtos, boa localização e credibilidade. No tocante as fraquezas da referida empresa, notou-se centralização dos valores, contato pela internet ineficiente e aprimoramento inconstante dos processos.

No que concerne às oportunidades, a empresa em epígrafe, deve explorar cultura de financiamento do mercado, mostrar diferenciação através da propaganda, manter estoques adequado às demandas, prospectar clientes. E atentar-se as ameaças de novos entrantes no setor, preços e taxas competitivas da concorrência e política monetária desfavorável.

Os indicadores de forças da Paraguassu Veículos foram identificados devido à percepção das vantagens estratégicas, como habilidades gerenciais e equipe de vendas preparada. Tem localização estratégica, dispondo de automóveis para perfil diferenciado de clientes. Tais vantagens proporcionam maior satisfação aos clientes e participação no mercado.

Examinou-se os pontos fracos mencionados acima, visto o não compartilhamento da missão, visão e valores da empresa. Sendo perceptível ainda, ausência de canal de comunicação eficiente. O que implica em vulnerabilidade e desvantagem da organização. A preparação da equipe não ocorre periodicamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com