TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATRIZ ANALÍTICA PARA MONTAGEM DO PROJETO DE PESQUISA

Por:   •  19/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  5.751 Visualizações

Página 1 de 2

MATRIZ ANALÍTICA PARA MONTAGEM DO PROJETO DE PESQUISA

Nome do (a) aluno (a): Sirley Souza da Silva

Curso: Pós graduação em Alfabetização e Letramento/Psipedagogia Institucional

Polo: Santa Cruz Cabrália-Bahia

Matriz Analítica do Projeto de Pesquisa apresentada à Universidade Candido Mendes (UCAM) como requisito parcial obrigatório para a avaliação na disciplina Metodologia do Trabalho Científico.

TEMA

 A Importância da Musicalização na Escola

DELIMITAÇÃO DO TEMA

Os aspectos favoráveis que a música pode proporcionar às crianças da Educação Infantil.

PROBLEMA

As dificuldades percebidas em relação ao ensino de música instigaram à proposição de um problema norteador deste estudo: como a educação musical poderá ajudar no desenvolvimento da criança da Educação Infantil? A busca por respostas a esta questão levantam a necessidade do delineamento de objetivos que possam orientar essa pesquisa. Assim, o objetivo principal deste trabalho é analisar as contribuições que o ensino de música pode proporcionar no desenvolvimento das crianças na educação infantil e a forma como é usada pelos educadores que atuam nesta faixa etária.

JUSTIFICATIVA

Entender mais sobre a importância da música e seus benefícios na educação infantil é o objeto central deste estudo, pois o desejo de realizar uma investigação com este foco surge das diversas experiências que tive como educador em projetos de educação não formal, nos quais presenciei situações em que o uso da música se dava apenas para reproduzir práticas, que muitas vezes já conheciam, mas sem entender o seu significado. É importante perceber que o ensino de música não está somente ligado ao aprendizado de instrumentos ou de repetição de canções e cantigas decoradas e descontextualizadas, práticas muito frequentes no ambiente educacional.

OBJETIVO GERAL

Enfatizar a importância da música na vida das crianças e na educação, contribuindo para a formação de seres humanos sensíveis, criativos e reflexivos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Mostrar como a música pode contribuir com a aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo/linguístico, psicomotor e sócio afetivo da acriança;

  • Verificar de que maneira a música favorece o desenvolvimento do potencial criativo e da sensibilidade da criança, bem como o estímulo à sua concentração e autodisciplina;

  •  Perceber as formas de interação da música com os demais eixos de trabalho, ou seja como a música pode auxiliar em diversas atividades pedagógicas na educação infantil.

METODOLOGIA

Neste trabalho será utilizado o método hipotético-dedutivo, onde as conclusões sendo verdadeiras, as hipóteses serão comprovadas. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica, de método monográfico, com total auxílio de livros, textos e trabalhos que tratam do tema, onde as informações colhidas poderão dar subsídios no sentido de orientar o trabalho que será desenvolvido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (147.1 Kb)   docx (760.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com