TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATRIZ ANALÍTICA PARA MONTAGEM DO PROJETO DE PESQUISA

Por:   •  1/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  7.341 Visualizações

Página 1 de 2

MATRIZ ANALÍTICA PARA MONTAGEM DO PROJETO DE PESQUISA

Nome do(a) aluno(a):

Curso:

Polo:

Matriz Analítica do Projeto de Pesquisa apresentada Faculdade de Ciências Educacionais como requisito parcial obrigatório para a avaliação na disciplina Metodologia do Trabalho Científico.

TEMA

O Lúdico na educação infantil

DELIMITAÇÃO DO TEMA

O Lúdico na educação infantil: brincar como possibilidade de aprendizagem

PROBLEMA

Sabemos que apesar das brincadeiras apresentarem uma grande importância para o desenvolvimento da criança nem sempre está presente no dia a dia das escolas que atendem a educação infantil, pois, são poucos os profissionais qualificados para essa área e, poucos também os interessados em desenvolver atividades lúdicas a fim de propiciar brincadeiras às crianças para que obtenham mais gosto pelo aprendizado. Preocupando-se, apenas com a aplicação do conteúdo, em cumprir o plano de aula, e não procura mudar sua metodologia ou inová-la.

JUSTIFICATIVA

A justificativa desse projeto deve-se ao desejo de despertar em educadores o gosto pelo lúdico, ou seja, pelo desenvolvimento das brincadeiras na educação infantil. Além disso, o presente trabalho pretende levar informações aos que não tem noção de quanto o brincar pode ser significativo no desenvolvimento das crianças.

A brincadeira é um mecanismo fundamental para o desenvolvimento psicomotor da criança. Deste modo, cabe aos profissionais da educação infantil tomarem consciência da importância para que seja desenvolvida uma educação de qualidade. Neste sentido Vygotsky (1987) afirma que:

O brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pela criança, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos. (VYGOTSKY, 1987 in BRASÍLIA 2007, p.35)

É no brincar que a criança aprende a se relacionar com o outro, facilitando o processo de socialização. Mas também é brincando que a criança recria e representa o mundo que vive. E esta é uma forma de aprendizado pois desta forma a criança cria invenções e usa a imaginação.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

  • Refletir sobre a importância da brincadeira como um mecanismo facilitador da aprendizagem na educação infantil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Discutir sobre as contribuições da ludicidade no desenvolvimento da aprendizagem da criança;
  • Descrever a importância da brincadeira na educação infantil;
  • Refletir sobre a ideia de que o brincar na educação infantil não propicia a aprendizagem

METODOLOGIA

Será realizada uma pesquisa bibliográfica pois este tipo de pesquisa é desenvolvido a partir de material já elaborado por outros pesquisadores. (GIL, 2008). Neste sentido buscarei informações em livros, publicações e trabalhos acadêmicos. Irei utilizar alguns autores como referencial para desenvolver a pesquisa como Vygotsky e Luckesi.

PRINCIPAIS REFERÊNCIAS

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.

BRASÍLIA, ministério da Educação, Secretaria de educação básica. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão de crianças de seis anos de idade. 2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (244.7 Kb)   docx (100.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com