TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATRIZ ANALÍTICA PARA MONTAGEM DO PROJETO DE PESQUISA

Por:   •  28/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  2.132 Visualizações

Página 1 de 3

MATRIZ ANALÍTICA PARA MONTAGEM DO PROJETO DE PESQUISA

Nome do(a) aluno(a):

Curso: Gestão Pública

Polo:

Matriz Analítica do Projeto de Pesquisa apresentada Faculdade de Ciências Educacionais como requisito parcial obrigatório para a avaliação na disciplina Metodologia do Trabalho Científico.

TEMA

GESTÃO DEMOCRÁTICA: Elemento Fortalecedor no Ambiente Escolar.

DELIMITAÇÃO DO TEMA

A relevância da gestão democrática nas instituições escolares públicas.

PROBLEMA

Diante de tantas transformações surge a necessidade e implantação de uma gestão democrática da escola, como uma das formas de melhor inserir todos os segmentos da escola frente o processo de busca e de um trabalho realmente participativo, coletivo, onde possam opinar e melhor gerenciar o processo educativo. Assim surgem as seguintes problemáticas: Qual a importância do papel da educação na Gestão Democrática? Quais os fatores primordiais para um melhor gerenciamento e implantação da gestão democrática da escola?

JUSTIFICATIVA

Designadamente no Brasil, o movimento pela democracia do ensino público vem aumentando, ao longo da última década, experimentos de sucesso em vários estados e municípios, que optaram pela implantação dos Conselhos e Colegiados Escolares, e eleição para gestores escolares, mecanismos consolidados a partir da Constituição Federal de 1988, que valida a gestão democrática do ensino público no seu Art. 206, Inciso VI e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394 de 1996, em seu artigo 3, Inciso VIII.

O procedimento de edificação da gestão democrática, desenvolvido no país com fundamento na Constituição já referenciada, tem depositado para a educação o desafio de subverter a coerência de uma escola conservadora, baseada à luz da filosofia de mercado, da concorrência e do lucro, para um novo entendimento de homem, de mundo e de sociedade, ressignificados e baseados em princípios humanísticos, democráticos e libertadores.

Portanto o estudo a respeito da Gestão Democrática é de grande relevância, para mostrar os fatores primordiais para um melhor gerenciamento e implantação da gestão democrática da escola pública.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

  • Compreender a relevância da gestão democrática nas instituições escolares públicas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Mostrar a importância da gestão democrática como elemento fortalecedor e constitutivo da prática e ações pedagógicas.
  • Identificar quanto o processo de gestão democrática vem hoje sendo determinante e fundamental para que o desenvolvimento das ações pedagógicas se efetive de fato.
  • Mostrar os fatores primordiais para um melhor gerenciamento e implantação da gestão democrática da escola.

METODOLOGIA

Assim, a presente pesquisa será empregada à pesquisa bibliográfica. A pesquisa bibliográfica, de acordo com Martins (2009) é a etapa inicial enriquecendo a constituição com estudos já concretizados a respeito da temática, oportunizando o conhecimento a respeito de tudo que já foi escrito a respeito do tema, problemáticas já identificadas e estudadas, assim como, campos onde exigem um maior aprofundamento. Para isso procurou-se pesquisas publicadas a respeito da temática para termos como fundamento para o desenvolvimento do trabalho. Deste modo, a pesquisa bibliográfica é o ponto cerne para toda a presente pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (136.9 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com