TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATRIZ ANALÍTICA PARA MONTAGEM DO PROJETO DE PESQUISA

Por:   •  12/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  1.321 Visualizações

Página 1 de 4

MATRIZ ANALÍTICA PARA MONTAGEM DO PROJETO DE PESQUISA

Nome do(a) aluno(a): Francisco de Jesus Gomes NOTA:

Curso: Ensino de Língua Inglesa

Polo: Retirolândia

Matriz Analítica do Projeto de Pesquisa apresentada à Universidade Candido Mendes (UCAM) como requisito parcial obrigatório para a avaliação na disciplina Metodologia do Trabalho Científico.

TEMA

OS DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA.

DELIMITAÇÃO DO TEMA

OS DISPOSITIVOS MÓVEIS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA.

PROBLEMA

Estamos vivendo a era da cultura digital, na qual praticamente todos os setores da vida humana estão permeados pelas tecnologias digitais. E a escola, não estando isolada das transformações sociais que ocorrem contexto em que está inserida, tem agregado, cada vez mais, dispositivos móveis aos seus métodos de ensino, principalmente ao ensino de língua inglesa, como mais um atrativo para enfrentar a perda de interesse pelos conteúdos abordados em sala de aula e dificuldades de assimilação. “Isso não significa liberar a utilização dos dispositivos móveis da maneira que os alunos desejarem, pois em qualquer situação, o uso indevido prejudica o aprendizado, objetivo de se estar em uma sala de aula.” (BANOWSKI, 2015, p.135). Diante disso, será que a tecnologia por si só melhorará a qualidade de nossas aulas, ou os alunos e professores estão preparados para utilizar (e utilizando) estes artefatos em sala com proveitos para a aprendizagem?

JUSTIFICATIVA:

Nos dias atuais, o avanço das tecnologias tem nos exigido a capacidade de assimilar novas maneiras de aprender, ensinar, comunicar-se, e interagir com o mundo. “Entendemos que a integração das tecnologias digitais na escola é uma condição essencial para a inserção mais completa do cidadão na sociedade brasileira.” (Braga, 2012, p.16).

Neste trabalho discutiremos sobre a utilização dos recursos tecnológicos no ensino de Língua Inglesa em sala de aula e as implicações de sua utilização inadequada pelos principais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, além das possíveis alternativas metodológicas e procedimentais que possam vir a ser adotadas a fim de possibilitar que a aquisição da Língua Inglesa como língua estrangeira possa ocorrer de forma produtiva e prazerosa, em um contexto próximo da interação real.

Através desta pesquisa, esperamos reunir subsídios que contribuam para o enriquecimento das discussões sobre o tema e possam influenciar de forma positiva na elaboração de diretrizes que norteiem a incorporação de ferramentas tecnológicas à metodologia e plano de trabalho dos professores.

OBJETIVOS:

OBJETIVO GERAL:

• Realizar o aprofundamento das discussões acerca das mudanças advindas da agregação das novas tecnologias da informação ao ensino de Língua Inglesa, fomentando novos estudos e análises sobre o tema.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Descrever as possibilidades oferecidas pela tecnologia para auxiliar no desenvolvimento do ensino-aprendizagem de com criatividade e interação.

• Desenvolver o potencial das ferramentas digitais atreladas à aula de Inglês a partir da análise de estratégias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com