TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Funcionamento do modelo de Bohr nos fogos de artifícios

Por:   •  18/2/2018  •  Resenha  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  1.915 Visualizações

Página 1 de 4

Explique, com base no modelo atômico de Bohr, como surgem as cores observadas no céu após a explosão dos fogos de artifícios.

Para explicar como ocorre o processo de excitações dos elétrons na formação das cores dos fogos é necessário a compreensão do modelo atômico de Niels Bohr.

Modelo Atômico de Bohr
este, apresenta o aspecto de órbitas onde existem elétrons e, no seu centro, um pequeno núcleo.

O físico dinamarquês Niels henry David Bohr deu continuidade ao trabalho desenvolvido com Rutherford. Ele preencheu a lacuna que existia na teoria atômica proposta por Rutherford, podendo assim o modelo de Bohr ser chamado de Rutherford-Bohr.

Em 1913, Niels Bohr propôs um novo modelo atômico, mais completo, em que conseguiu explicar como se comportava o átomo de hidrogênio, o que não era possível mediante a teoria atômica de Rutherford. O modelo representa os níveis de energia em que se encontra um grupo de elétrons, cada elétron emite energia, sendo assim quanto maior sua energia mais afastado do núcleo ele se mantem. Esse modelo é conhecido também como Sistema Solar, onde cada elétron possui a sua própria órbita e com quantidades de energia já determinadas.

-Os elétrons, nos átomos, movimentam-se ao redor do núcleo (positivo) em trajetórias circulares, chamadas de camadas ou níveis eletrônicos. Em sua camada de origem os elétrons se encontram no nível energético mais baixo possível, mas podem saltar para uma camada de maior energia, sendo necessário que eles ganhem energia externa (térmica, elétrica,...). Isso deve-se ao fato de que quando consome energia, o nível de energia do elétron aumenta. Por outro lado, ela diminui quando o elétron produz energia.

 Bohr obteve quatro princípios:

  1. Quantização da energia atômica (cada elétron apresenta uma quantidade específica de energia).
  2. Os elétrons têm cada um uma órbita, as quais são chamadas de “estados estacionários”. Ao emitir energia, o elétron salta para uma órbita mais distante do núcleo.
  3. A flexibilidade dos elétrons perante a emissão ou absorção de energia.
  4. Os níveis de energia, ou camadas eletrônicas, têm um número determinado e são designados pelas letras: K, L, M, N, O, P, Q.

Fogos de Artifícios 
A emissão de cores que é possível ser observadas em datas comemorativas deve-se
a queima de diferentes elementos químicos, normalmente sais. Cada íon existente na composição das substâncias utilizadas, ou formadas na combustão da pólvora, emite uma luz com uma cor própria quando submetidos à ação de uma chama. 

Isso é explicado por meio do modelo atômico de Bohr. Explica-se nesse modelo que em um átomo há camadas eletrônicas onde os elétrons se mantêm, quando este permanece em sua determinada órbita, afirma-se que está em seu estado fundamental.
Os elétrons dos átomos absorvem energia e passam para níveis externos, entrando em seu estado excitado ou ativo, esses contêm maior nível de energia e ao retornar para os níveis de origem, liberam a energia absorvida na forma de um fóton. Ocorre então a luminescência, como o fenômeno é chamado. Essa energia é obtida de um meio externo, como o calor do fogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (123.5 Kb)   docx (316.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com