TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de artigo

Por:   •  1/5/2016  •  Artigo  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

TÍTULO DO ARTIGO CIENTÍFICO

Gustavo Feitosa da Fonsêca[1]

Resumo: o resumo de um artigo científico deve conter os objetivos almejados no artigo. Deve ficar com fonte tamanho 10, espaçamento entre linhas simples, espaçamento entre parágrafos de 0, sem deslocamento de primeira linha e alinhamento justificado.

Palavras-chave: trabalho científico; artigo; metodologia científica.

Abstract: (resumo em língua estrangeira[inglês]). Deve ficar com tamanho 10, espaçamento entre linhas simples, espaçamento entre parágrafos de 0, e alinhamento justificado.)

Key-words: Scientific work; Article; Scientific methodology

  1. INTRODUÇÃO

Em primeiro lugar, devemos lembrar que todo texto acadêmico é escrito em espaçamento 1,5, justificado e espaçamento entre-parágrafos de 6 pt. Somente as referências bibliográficas que ficam diferentes.

Na introdução do artigo, você deve primeiramente contextualizar muito rapidamente o leitor no problema que você discutirá, introduzindo-o ao problema discutido.

Após a contextualização, você deverá enunciar o problema para o leitor, de forma clara e objetiva. (COSTA. 2013, p. 42).

Após a enunciação do problema, você deverá explicar o que você fez em cada um dos tópicos e subtópicos do seu texto, mostrando e explicando a estrutura de seu texto.

Lembre-se de colocar um recuo de primeira linha em cada parágrafo para indicar que você está iniciando um parágrafo. Você pode fazer isso no word em: parágrafo, especial e selecionar primeira linha. O deslocamento de primeira-linha é de 1,25 cm. Ou, se preferir, você pode dar um "tab" a cada parágrafo que iniciar. Não esqueça também de numerar todas as páginas do artigo científico. Os números ficam sempre a direita e na parte superior de cada página.

  1. DESENVOLVIMENTO

 

No desenvolvimento você irá mostrar a pesquisa em si, os aspectos importantes, explicando, detalhando e analisando o problema que se dispôs a discutir.

Este parágrafo é uma citação direta. Citação é a reprodução das ideias de outra pessoa dentro de seu texto. Neste caso, esta é uma citação direta, a qual é a reprodução das ideias de outro tal qual ela foi proferida, isto é, é a ideia reproduzida nas palavras do autor. As citações diretas, quando ultrapassam 3 linhas, devem ficar com a letra tamanho 10, espaçamento entre-linhas simples, um recuo à esquerda de 4 cm, sem deslocamento de primeira linha e separada dos parágrafos anterior e posterior por uma linha. Quando não ultrapassar 3 linhas devem ficar no corpo do texto destacadas por aspas, com, letra tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5. Sempre lembre de colocar a referência do nome do autor juntamente com o ano da edição do texto e a página. (COSTA. 2013, p. 50)

Nunca termine uma citação sem comentá-la, você sempre deve comentar uma citação direta. Você deve inserir uma citação direta para reforçar algo que está afirmando, para discutir algum autor, contrapor-se a algo, e/ou fundamentar melhor seu texto.

 

  1. Subtópico

 

O subtópico é uma subdivisão do tópico, uma segunda divisão. Nele será especificado um ponto específico do tópico.

Esta é uma citação indireta. Como preleciona Costa(2013), nas citações indiretas reproduzimos a ideia de outro nas nossas palavras. Não devem ser destacadas do corpo do texto, porém devem conter a referência ao autor.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (123.5 Kb)   docx (295.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com