TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÓDULO I METODOLOGIA DO ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO

Pesquisas Acadêmicas: MÓDULO I METODOLOGIA DO ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  1.334 Visualizações

Página 1 de 4

MÓDULO I

METODOLOGIA DO ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO

Nos últimos anos, as discussões sobre o conhecimento de nossas crianças e jovens têm se multiplicado. As críticas da sociedade em relação ao que é ensinado desde a alfabetização dos alunos faz-se presente, principalmente quando muitos jovens não conseguem se expressar por meio de um texto escrito ou entender uma escrita quando leem. Algumas empresas têm dificuldade em seus processos seletivos por não encontrarem pessoas que apresentem habilidades de leitura e escrita.

Muitos estudiosos, principalmente de outras áreas profissionais, têm criticado ou mesmo buscado culpados para a dificuldade de nosso país, já que a 14ª economia do mundo está em 71º lugar em desempenho escolar, numa lista de 121 países, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) 1 A UNESCO aponta o Brasil como um dos doze países que concentram um grande número de pessoas com idade acima de quinze anos, ao todo 75%, que não sabem ler e escrever e denuncia que temos 1,9% dos analfabetos do planeta.

Responsabilizar somente uma nuance da realidade não significa que estamos perto da solução do problema ou de atingir a tão almejada qualidade de ensino, portanto, precisamos nos lembrar de que a educação é construída pela sociedade, num contexto sociopolítico, econômico, histórico e cultural.

Nesse contexto, falaremos sobre a metodologia do ensino de alfabetização, um dos recortes consideráveis dessa realidade, um dos instrumentos reconhecidamente fundamental para a inserção da pessoa na cultura letrada de nossa sociedade.

Alguns questionamentos nos induzem à reflexão sobre a realidade educacional da alfabetização dos brasileiros, sobre os conhecimentos que adquiriram e sua atuação na sociedade, a forma como utilizam esses conhecimentos para reforçar o que existe ou transformar a educação, para melhorar as condições de vida para todos.

Enfim, o que é uma pessoa alfabetizada? Quando podemos dizer que a pessoa está alfabetizada? Quais são as ações que o alfabetizador deveria ter para contribuir com a melhoria da educação?

Algumas crianças copiam textos com uma letra muito bonita, mas não conseguem ler o que escrevem; outras leem, mas não conseguem escrever; há as que recitam letras de A a Z, mas não conseguem ler ou escrever, sem falar no nível de compreensão de um texto.

Será que o ler e o escrever são um ajuntamento de letras? É fazer a correspondência entre grafemas e fonemas? É fazer cópias ou descrever letras até memorizá-las? O que garante a alfabetização é a transmissão dos conteúdos pelos professores? É a cobrança dos conteúdos pelos professores?

Muitos equívocos são cometidos nos anos iniciais da criança na escola. Um deles é achar que o ensino e a aprendizagem são iguais. O fato de o professor ensinar, apresentar estratégias modernas, atividades recreativas de conteúdos, com certeza, não significa que o aluno aprenderá.

O professor tem papel considerável na alfabetização, mas não é o único responsável. A criança traz experiências, formas de pensar, hipóteses sobre a realidade. Não é uma pessoa vazia a esperar que coloquemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com