TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOVA GESTÃO DE NEGÓCIOS

Tese: NOVA GESTÃO DE NEGÓCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  Tese  •  6.550 Palavras (27 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 27

MATERIAL

DE APOIO

ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS

EMPREENDEDORISMO

-UMA REVOLUÇÃO-

PROF. JULIO AUGUSTO LOPES

TELEFONE: 3101.7118

Um otimista, vê uma oportunidade em cada calamidade.

Um pessimista, vê uma calamidade em cada oportunidade”.

WINSTON CHURCHILL

UNIRADIAL-ESTÁCIO

2° SEMESTRE – 2011

SÃO PAULO

ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS

&

EMPREENDEDORISMO

Administrar significa colocar em gerir, controlar e governar.

Novos negócios relacionam-se com o mundo empreendedor.

O termo empreendedorismo é uma livre tradução que se faz da palavra francesa entrepreneurship e designa realizar algo (iniciativa + inovação). Para nós, empreendedorismo é a disciplina que tem por fundamento o gerenciamento e administração de um negócio/empreendimento (empresa/ vida/trabalho ).

O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20 . No entanto, é certo que o empreendedorismo é um fenômeno cultural e o empreendedor é objeto do meio social em que vive. Alertamos que o ensino tradicional não foi feito para formar empreendedores, eis que a política aplicada no Brasil sempre foi equivocada, isto é, foi preparada para criarem apenas empregados.

No mundo empreendedor, surge o nosso principal personagem, o “Empreendedor ”. Definimos empreendedor como a pessoa que inicia e/ou opera um negócio para realizar uma idéia ou projeto pessoal, assumindo e calculando os riscos e responsabilidades do negócio e sempre inovando. Evidentemente que o risco do empreendedor deve ser sempre moderado, isto é, calculado , tendo plena ciência do risco, porém, minimizado através dos planejamentos.

Filion define empreendedor de forma simples e abrangente: “uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões”, (DOLABELA, p.29).

O espírito empreendedor envolve alto comprometimento, emoção, paixão, impulso, inovação, risco, intuição, criatividade, racionalidade, muito trabalho, inovando continuamente, e, geralmente, são influenciados por uma pessoa do círculo de relações (família ou amigos).

Há alguns anos acreditava-se que o empreendedorismo era inato ao ser humano, isto é, a pessoa já nascia com um diferencial predestinado. No entanto, apesar de ainda existirem os empreendedores inatos, atualmente acredita-se ser plenamente possível alguém se tornar empreendedor através de estudos e técnicas apropriadas.

O bom empreendedor é aquele que está preparado para criar e manter seu negócio com um ciclo de vida prolongado e obter retornos significativos de seus investimentos. O diferencial está no exercício de percepção e de reformulação de conceitos estabelecidos e herdados através do conhecimento geralmente vivenciado por outras pessoas.

O verdadeiro empreendedor vive de aprender a aprender continuamente, considerando a possibilidade de errar e corrigir, de se perder e encontrar. É ver o mundo com novos olhos, com novos conceitos, com novas atitudes e propósitos.

O empreendedor precisa planejar e estar preparado para as tempestades, saber poupar e investir no momento certo, trabalhando com dedicação e comprometimento, administrando com otimismo e coragem os desafios de uma empresa. O empreendedor precisa definir seu negócio, estipular metas e objetivos, enfrentando os desafios e gozando de privilégios próprios do empreendedor .

O QUE LEVA UMA PESSOA A SER EMPREENDEDORA (VANTAGENS):

“INDEPENDÊNCIA” + LUCRO + SATISFAÇÃO PESSOAL

HABILIDADES QUE LEVAM A PESSOA A SE TORNAR EMPREENDEDORA DE SUCESSO: PESSOAL + GERENCIAL + TÉCNICA

ATENTE:

SÃO MOTIVOS PARA ESTUDAR A MATÉRIA :

Alta taxa de mortalidade empresarial;

Necessidade as novas relações e formas de trabalho;

Necessidade de empregados com alto grau de inovação e comprometimento;

Metodologia pedagógica tradicional inadequada;

Mudança cultural;

Orientação MEC;

Geração de riqueza; ética e cidadania.

Diferenças entre as figuras:

ADMINISTRADOR EMPREENDEDOR

Decisões “Prego” “Liberdade”

Atividades Delega/supervisiona Envolve-se diretamente

Erros Evita Aprende

Risco Cautela Oportunidade

Preocupação Local/seção Geral

Motivação Salário/status “Independência”

Metodologia Hierárquica Conhecimento

Responsabilidade Restrita resultado

Já a figura do SÓCIO, diz-se aquele que figura como proprietário de quotas de uma empresa, registrado no contrato social, junto a Junta Comercial do Estado.

OPORTUNIDADES DE MERCADO E NOVOS NEGÓCIOS

Pesquisa do Sebrae-SP mostra que mais de 2 em cada 3 empresas de pequeno porte, abertas em São Paulo, não passam do quinto ano de existência. Baseado em fatos, ficam as perguntas: “o que leva tantas empresas à extinção? O que faz com que outras sobrevivam aos trancos e barrancos?”.

O fracasso pode estar ligado à falta de dinheiro; no mercado, escassez de recursos, burocracia, carga tributária, falta de conhecimento e criatividade entre outras. Mas outras causas podem estar relacionadas com os próprios empreendedores, isto é, a falta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com