TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normas Resenha

Monografias: Normas Resenha. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

Normas para a elaboração de uma resenha

Definições

Resenhar significa resumir, sintetizar, destacar os pontos principais de uma obra científica.

Resenha é a apreciação de uma obra de forma avaliativa e crítica, apresentando suas linhas de pesquisa sintetizadas em conteúdos relevantes para o entendimento do leitor.

Trata-se de um trabalho acadêmico que contém a apresentação do conteúdo de um livro ou artigo e sua apreciação crítica.

Fazer uma resenha é o mesmo que fazer uma recensão (que significa apreciação breve de um livro ou de um escrito), ou seja, trata-se de resumir de maneira clara e sucinta um livro, artigo ou qualquer tipo de texto científico.

Resenha é a apresentação do conteúdo e um obra. Consiste na leitura, no resumo e na critica, com o intuito de formular um conceito sobre o material.

Objetivos

Destacar o tema principal abreviando o tempo do leitor na identificação do assunto, argumentado e articulado pelo resenhista. Tem o objetivo de estimular o aluno a compreender e criticar.

Roteiro para elaboração de uma resenha:

a- Uma leitura global da obra; b- Segunda leitura, no entanto mais analítica, levantando (selecionando) as idéias e argumentos do autor; c- Sintetização dos dados selecionados; d- Posicionamento crítico para construção da resenha; e- Pesquisa, se necessário, para facilitar as argumentações; f- Produção do texto propriamente dita.

Dados a serem apresentados em uma resenha:

Toda resenha deve ser, o mais bem identificada possível, daí, devem constar:  O título (ou cabeçalho contendo o nome da instituição de ensino, título da resenha com identificação do texto resenhado, autor/a da resenha, objetivo do trabalho, local e data)

 A referência bibliográfica da obra (citação completa da fonte, podendo constar alguns dados bibliográficos do autor da obra resenhada ).

 Texto dissertativo: Síntese do conteúdo caracterizando a área do conhecimento e o objetivo do autor. (Introdução, corpo principal do texto

- uma breve análise estrutural, ou seja, apresentação global do conteúdo e conclusão com apreciação crítica).

 A avaliação crítica, argumentativa, fundamentada em pesquisas bibliográficas e/ou na própria obra; posicionamento final quanto ao artigo em si; que deverá levar em consideração os seguintes pontos: - Conteúdo, objetivo(s) e destinatário(s) - Plano estrutural e desenvolvimento lógico da temática. - Linguagem, vocabulário e estilo do autor. - Valor do texto para determinada área de conhecimento.

 Referências bibliográficas de acordo com a ABNT.

Apresentação Gráfica

 Papel A4 (210x297)  Margens: Margem superior e esquerda 3 cm; Inferior e direita 2 cm.  Caracteres (fontes): Arial, tamanho 12;  Títulos e subtítulos: no mesmo tamanho, em negrito e/ou sublinhado;  Espaçamento: 1,5 entre linhas para todo texto e nas referências: simples.

CONSIDERAÇÕES:

Antes de começar a escrever a resenha devemos nos certificar de ter feito uma boa leitura do texto.

O autor da resenha deve possuir um conhecimento sobre o assunto abordado, uma vez que se prestará a dar opinião formada fundamentada na própria obra ou outras bibliografias.

Primeiro deve-se resumir o assunto e ressaltar as falhas sem entrar em detalhes, pois o objetivo é informar.

A resenha deve cumprir um objetivo claro: comunicar ao leitor os aspectos essenciais da obra em questão e situá-lo no assunto da melhor maneira possível.

O texto deve ser claro, inteligível e dinâmico. O/A leitor/a deve ter prazer nesta leitura e deve sentir-se convidado/a à leitura do texto resenhado.

A estrutura geral de uma resenha não se difere de um texto dissertativo, na qual se observa uma introdução, o desenvolvimento e as considerações finais, sempre recalcadas, no entanto, nas opiniões críticas do autor, embasadas em argumentos de certa originalidade, coerência e profundidade.

Caso haja necessidade de citação do próprio texto resenhado, isso deve ser feito entre aspas e/ou em destaque. Sempre deve haver referência bibliográfica.

Obs.: Para as resenhas realizadas em sala de aula e escritas à mão, desconsiderar a apresentação gráfica apresentada.

...

Baixar como  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »