TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Alienista .

Por:   •  25/10/2017  •  Resenha  •  1.736 Palavras (7 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 7

O ALIENISTA

Santa Maria - DF

2017

O ALIENISTA

                                                                                         

                                                                                     Trabalho       apresentado                                                                                                                                                              

                                                                                     à              disciplina      de                                                        

                                                                    Literatura     do      

                                                          Prof.

Santa Maria – DF

2017

INTRODUÇÃO

O livro retrata a história de um médico que volta à sua cidade natal para focar mais nos estudos e se desenvolver mais ainda no trabalho. Em sua cidade ele abre um manicômio chamado Casa Verde, onde ele interna praticamente toda a população da região. Depois de muitas reviras voltas ele pensa mais sobre seus critérios e vê que o real e único louco que tinha um verdadeiro desvio de caráter era ele mesmo. Com isso ele libertou todos os internos de sua clínica. Com isso ele decidiu trancar-se sozinho na Casa Verde para o resto de sua vida e 16 meses depois veio falecer.

O ALIENISTA

  1. ENREDO

O alienista, uma obra feita pelo escritor Machado de Assis retrata a história do renomado Dr. Simão Bacamarte. Muito focado nos estudos, Bacamarte se formou na Europa, aos 34 anos voltou a sua terra natal, Itaguaí, para se dedicar ainda mais a sua profissão. Aos 40 anos se casou com uma moça viúva que era 15 anos mais nova, a D. Evarista Costa e Mascarenhas. Não sendo uma moça bonita nem simpática, o médico apenas a escolheu pois achou que ela seria uma boa parideira. Acabando com as expectativas de Simão, Evarista não deu a luz a nenhum filho.

        Após um tempo, Simão decidiu se dedicar mais ainda a psiquiatria, seguiu em frente e com a autorização da prefeitura ele abriu um manicômio, conhecido como a Casa Verde. Nesse local, Dr. Simão internava todos os pacientes considerados loucos pela sociedade. Em pouco tempo, o local encheu e o doutor estava cada vez mais obcecado pelo trabalho. No início de sua carreira, a internação era realizada apenas com os indivíduos que realmente possuíam algum tipo de loucura, porém, não demorou para que o Dr. Simão começasse a aprisionar em sua clínica pessoas totalmente sãs.

        Insatisfeita e deprimida com o seu casamento, D. Evarista não aguentava mais o fato de que seu marido estava obcecado pelo trabalho. Ele então lhe deu uma passagem de viagem para o Rio de Janeiro, porém ela iria sozinha. 

        Um dos internos da clínica foi o cidadão Costa, um homem que perdeu toda a sua herança, que poderia sustenta-lo até o resto de sua vida, fazendo empréstimos de dinheiro para os outros, mas que não conseguia cobrar seus devedores, logo chegando a miséria. A partir daí, diversas pessoas foram internadas pelo alienista.

Todos na cidade viam na volta de D. Evarista a solução para as inesperadas internações feitas pelo alienista. Porém, mesmo após ela retornar à cidade o Dr. Bacamarte continuou agindo da mesma forma. Pelos olhares do médico, ela voltou mais linda. O mesmo começou a ter ciúmes de Evarista e começou a mandar para a Casa Verde quase todos os homens que davam em cima de sua mulher.

Com o passar do tempo, toda a população começou a ficar tensa com tudo que estava acontecendo na clínica em relação aos pacientes, pois grande parte da população se encontrava internada na Casa Verde. Porfírio, um barbeiro que muito almejava ingressar na carreira política, se pôs a frente desse problema e armou um protesto contra a clínica, que tinha como principal intuito liberar todas as pessoas que lá estavam internadas de maneira injusta.  

O protesto não foi bem como haviam planejado e se enfraqueceu, no entanto, movido por sua ambição de chegar ao poder, o barbeiro conhecido como Canjica, armou a Revolta dos Canjicas. A população foi até a casa do Dr. Bacamarte para protestar, mas foram recebidos por ele de forma tranquila e racional. Por um momento parecia que o povo havia se controlado, mas se revoltaram novamente quando o alienista lhes deu as costas e voltou ao seus estudos.

A revolução não terminou como o esperado, na verdade, os manifestantes acabaram sendo internados pelos Dr. Simão. Mais do que 75% de toda a cidade de Itaguaí estavam presos na clínica, e o foi aí que o Dr. Simão fez uma reflexão sobre os seus critérios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com