TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Campo Magnético

Por:   •  18/1/2020  •  Projeto de pesquisa  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

Escola Estadual de Ensino Médio Vicente Goulart

Campos magnéticos

Téssio Martinez

Karine Leal

Itacurubi

2020

Campo Magnético

É a região do espaço na qual um pequeno corpo de prova (carga elétrica q) fica sujeito à ação de uma força de origem magnética.

[pic 1]

Tratando-se de um campo de origem magnética, denominamos linha de indução toda linha que, em cada ponto, é tangente ao vetor campo magnético e é orientada no seu sentido. As linhas de indução são uma simples representação gráfica da orientação do vetor campo magnético em certa região do espaço. A figura acima nos mostra uma ilustração do campo magnético em forma de barra. Se acrescentarmos limalhas de ferro em volta do ímã, veremos que elas passam a se orientar de forma análoga a de uma bússola, formando linhas que, como já dito, são chamadas de linhas de indução ou linhas de campo de indução magnético.

Ao desenharmos as linhas de campo observadas na parte externa de um ímã, elas aparentam “sair” do polo norte e “chegar” ao polo sul. Não existem linhas que só saem ou só chegam ao ímã, como ocorre no caso das linhas de força do campo elétrico para uma só carga. Isso quer dizer que, diferentemente do que ocorre com o campo elétrico, as linhas do campo magnético são fechadas.

Características dos Ímãs

  • Atraem principalmente Ferro, Níquel, Cobalto e outras ligas metálicas como o aço. (Ímã natural: magnetita: Fe3 O4);
  • Possuem dois polos distintos: Norte e o Sul;
  • A extremidade do ímã que se alinha com Norte Geográfico é o polo Norte deste ímã, e a extremidade do ímã voltada para o Sul Geográfico é o polo Sul deste ímã.

Campo Magnético da Terra

Conhecido como campo geomagnético ou magnetosfera, o campo magnético terrestre surge do seu núcleo externo e pode ser percebido em toda o planeta.

Sua descoberta, uma das mais antigas, data do século XVI e foi feita por Willian Gilbert (1544-1603). Quando o físico reparou que as bússolas apontavam sempre para o norte, concluiu que, tal como um ímã, a Terra possuía os polos norte e sul.

O campo magnético terrestre protege a Terra da radiação solar, como se fosse um escudo, e é ele que torna possível viver nesse planeta.

PROPRIEDADES DOS ÍMÃS

Os polos de um ímã são inseparáveis. Não é possível partir um ímã em duas partes para separar o polo norte do polo sul. Serrando-se um imã transversalmente, obtêm-se dois novos imãs completos, isto é, surgem na secção de corte polos contrários aos das respectivas extremidades.

Quando partimos ao meio um ímã em barra, obtemos dois novos ímãs.[pic 2]

Quando aquecemos um ímã acima de uma determinada temperatura, ele deixa de gerar campo magnético. Os ímãs de níquel perdem sua capacidade quando aquecidos a 350ºC, os de ferro a 770ºC e os de cobalto a 1.100ºC. Essas temperaturas são chamadas de temperaturas de Curie

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (212.6 Kb)   docx (96.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com