TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Carnaval nas cidades

Por:   •  14/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.543 Palavras (11 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 11

O carnaval nas cidades: Salvador -BA, Recife/Olinda –PE, Rio De Janeiro -RJ, Belo Horizonte -MG, Palmas –TO

Andriele Silva Resende

Cleide Ferreira da Silva

Dalilia Nogueira Luciano

Denilta Nunes Silva

Elida Sandra Alves

Raissa Teixeira do C Rezende

Rosalvo Santos de Oliveira

Resumo

Com raízes históricas no período colonial, o Carnaval tornou-se uma lucrativa atividade comercial no século XX. Uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o entrudo, uma festa de origem portuguesa que, na colônia, era praticada pelos escravos.

 O carnaval e uma tradição em várias cidades do brasil e vem crescendo mas a cada dia, mostrando as culturas e os gêneros de cada festa em cada cidade, nesse documentário sobre o carnaval, iremos ver tópicos quem iram explicar um pouco de cada cultura, e as pessoas que buscam esta festa tão falada.

O documentário também irá trazer com detalhes, as músicas até seu comportamento, irá aborda as comidas típicas de cada região, o que vestir entre outras, também vale destacar as informações sobre o carnaval e seu efeito na sociedade.

Palavra-chave: Diversidade do carnaval e seus costumes

Alunos do primeiro período de pedagogia 2017


Salvador – BA

Principais características:

Musicas

Em 2017, o tema do Carnaval de Salvador é “Cidade da Música”, uma homenagem aos artistas regionais. Na programação, há espaço reservado para o rock, música eletrônica, samba e um palco multicultural. Entre as novidades, está o show da cantora Anitta, que comandará o Bloco das Poderosas. A festa contará com ritmos como reggae, afoxé, MPB, pop e axé. O Carnaval no Pelô leva todos os anos diversas atrações gratuitas às ruas. Há espaço para bailinhos, música eletrônica, palco do rock.

Alimentação:

A culinária baiana é praticamente toda herança afro-brasileira, com alguns itens portugueses. Se caracteriza por pratos com frutos do mar, e com muito dendê, leite de coco, amendoim e castanhas, e pimentas. Algumas delas são:

  • Acarajé: É um “sanduíche” de massa de feijão-fradinho frito em dendê, recheado com vatapá, caruru, vinagrete e camarão seco.
  • Abará: igual ao acarajé, mas é embrulhado em folha de bananeira e cozido, ao invés de frito.
  • Bobó de Camarão: Um tipo de purê de mandioca com leite de coco, tapioca, é uma herança indígena, muito comum também no norte do país.
  • Cocada: à base de coco ralado grosso, leva também leite, gemas de ovo e açúcar.
  • Pé-de-moleque: feito com rapadura e amendoim torrado.

Vestimentas:

Salvador recebe todo ano mais de um milhão de turistas no carnaval. É uma festa realmente maravilhosa, mas que pode virar um tormento se algumas decisões ruins forem tomadas.

Um ponto muito importante na preparação para a folia é o vestuário especialmente para quem vai sair em bloco. Recomenda se vesti sapatos fechados por conta da chuva que sempre acontece em dos dias do carnaval em salvador, sobre os efeitos da chuva, lembre-se de que seu sutiã pode ficar completamente transparente depois de molhado. A melhor saída para esse problema é um biquíni confortável usa se muito short com bolso interno, roupas bastante soltas, a quem opta pelas fantasias.

Integração:

Os foliões festejam em três principais circuitos: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande-Avenida Sete) e Batatinha (Centro Histórico). Em 2013, foi criado o Afródromo, dedicado exclusivamente aos blocos afros e afoxés e com estreia em 2014, partindo do bairro do Comércio. Há também carnaval nos bairros de Cajazeiras, Itapuã, Periperi, Plataforma e Pau da Lima. Durante o evento, dezenas de cantores famosos desfilam nos trios elétricos - caminhões grandes com luzes e som, acima do qual os artistas cantam e dançam. Dentre as atrações, destacam-se nomes da música baiana: Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Margareth Menezes, Chiclete com Banana, Asa de Águia desfilando em blocos diversos, como também os tradicionais blocos carnavalescos como o Olodum, Timbalada, Filhos de Gandhy e Ilê Aiyê. Cerca de dois milhões de pessoas participam das festividades anuais que duram quase uma semana, mergulhando na música e na dança. Durante dezesseis horas por dia a cultura popular brasileira atinge a sua máxima expressão e economia local e Salvador recebe um impulso de proporções inequívocas. Uma integração com pessoas de todas as raças e religiões.

Contextualização:

A alegria do povo baiano se faz notar assim que o visitante pisa em Salvador e ajuda a definir a vibrante experiência que é desbravar a cidade, A contagiante alegria do povo baiano está por todos os lados: no colorido das roupas, nas conversas descontraídas, no jeito cantado de falar, no ritmo marcado dos tambores. Não faltam motivos para justificar essa energia. No carnaval a sua alegria a maior, e leva mais e mais pessoas querer conhecer essa cultura, que fazem as pessoas de fora admirar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (195 Kb)   docx (287.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com