TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIRECIONAMENTOS PARA A ENTREVISTA TÉCNICA

Por:   •  11/9/2018  •  Artigo  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 4

DIRECIONAMENTOS PARA A ENTREVISTA TECNICA

Serão formados grupos que deverão entrevistar um profissional de Engenharia Civil, que esteja com o registro do CONFEA/CREA ativo. Os alunos devem realizar uma entrevista semiestruturada (roteiro de perguntas abaixo), podendo realizar perguntas complementares (caso julguem pertinente e o(a) entrevistado(a) permita). Após a entrevista, os mesmos (em grupo) devem elaborar um relatório que contemple uma posição crítica sobre os assuntos trabalhados na entrevista realizada.

Estrutura do Relatório

1. Introdução (um pouco sobre o profissional entrevistado)

-FACULTATIVO : SOBRE A PROFISSÃO

2. Desenvolvimento (entrevista e perguntas), utilizando os fundamentos teóricos abordados no livro e seminários do 2º estágio (OBRIGATÓRIO)

3. Avaliação geral da entrevista (análise e considerações da entrevista)

CADA ALUNO SERÁ RESPONSÁVEL POR ESCREVER UM RESUMO NO MÍNIMO 500 PALAVRAS – INDIVDUAL

ANEXO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRO E ESCLARECIDO (TCLE) ASSINADO PELO PROFISSIONAL ENTREVISTADO

QUESTÕES OBRIGATORIAS: 1; 2; 3; 4; 5 + 5 outras questões (elaborada pelos(as) alunos (as) ou utilizar destas que estão abaixo

QUESTÕES

  1. Quais as principais atribuições do(s) profissional(is) de Engenharia Civil? Onde o Engenheiro Civil pode atuar?
  2. Existe uma lei, norma ou regulamento oficial específico para ser aplicado na área? Se sim, qual? E como ocorrer a aplicabilidade?
  3. Existe fiscalização atuante dos próprios profissionais da Engenharia Civil? O (a) senhor (a) já realizou alguma fiscalização sobre a conduta de outros profissionais na sua área?
  4. Como se dá o relacionamento interdisciplinar na Engenharia? É possível? Como vem acontecendo?
  5. Quanto a Ética Profissional, o que entende por esse tema? Ética e responsabilidade social são temas importante para Engenharia Civil? Estão “fora de moda”?
  6. Quais os principais desafios para o profissional que atua na área?
  7. Qual o sistema de informação mais utilizado pelo segmento para a execução de suas atividades?
  8. Qual a contribuição da Engenheira Civil para a sociedade?
  9. Qual área da Engenharia Civil, do seu ponto de vista, está em crescimento?
  10. No processo para tomada de decisão, quais são os mecanismos majoritariamente necessárias a fim de se obter maior facilidade no planejamento de ações, rapidez no alcance de metas e atingimento de resultados?
  11. Como é possível torna-se um profissional de sucesso?

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS RELATÓRIOS - INSTRUÇÕES

Todos os relatórios serão avaliados a partir de quatro principais itens:

1. Cabeçalho com informações referentes à atividade: nome da disciplina e docente, identificação dos alunos e da turma. (Seguir modelo abaixo)

2. Organização do texto, redação e uso da língua portuguesa: os relatórios exercitam a habilidade de expressão textual. Assim, é necessária a atenção a aspectos relacionados à coerência entre as ideias apresentadas. Também é preciso estar atento para a forma de expressão das ideias, tendo em vista aspectos gramaticais (sintaxe, pontuação, ortografia).

3. Cumprimento dos itens estipulados pelo roteiro de entrevista: este é o critério de maior peso na avaliação, ponderando-se não apenas sua simples menção, mas também a profundidade da abordagem dada.

4. Síntese da atividade: Um balanço da experiência deve ser apresentado na parte final do relatório, sintetizado no espaço médio de dois a três parágrafos. Este item se diferencia do anterior por não se preocupar em realizar descrições e, sim, possuir caráter reflexivo. Para o caso dos relatórios feitos em grupo, a síntese da atividade é individual, havendo a necessidade de identificação da contribuição dada por cada integrante. Desta forma, embora a entrevista seja uma atividade realizada em grupo (na maioria dos casos), o relatório considerará também uma dimensão individual para as experiências vivenciadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (103.7 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com