TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Declínio do Feudalismo

Por:   •  9/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

A partir dos séculos X e XI a Idade Média começa a passar por um período de transições e mudanças importantes para a modificação da estrutura social e urbana existentes na época. Entre elas, a busca para recuperar o poder que outrora a Igreja possuía fez com que ocorressem as Cruzadas, na tentativa de expandir seus domínios elas proporcionaram o reativamento e a criação de novas rotas que haviam desaparecido no fim do Império Romano Ocidental, estas ligando o Ocidente ao Oriente, em meio a isso as novas tecnologias desenvolvidas no campo, junto ao fim das invasões dos bárbaros, proporcionou o aumento na produção agrícola. Com tais fatores unificados, a revolução urbana e comercial era algo inevitável e o declínio do feudalismo iminente, sendo este o começo do que viria a ser o capitalismo.

Com o crescimento que ocorria na produção de alimentos há uma expansão demográfica, entretanto as novas tecnologias que surgiram no campo fizeram com que a necessidade de mão-de-obra diminuísse e isso culminou em um processo migratório, visto que estar no campo não era mais algo favorável. Neste estágio as atividades consideradas urbanas foram retomadas junto ao progresso no meio comercial, algo que proporcionou o surgimento daqueles que seriam chamados de burgueses.

A princípio o termo burguesia era referente aos habitantes das cidades que surgiram próximas aos castelos dos senhores feudais, estas denominadas de burgos, foi apenas posteriormente que o termo ganhou um novo significado, passando a ser um nome que englobava apenas os que se destacavam nas atividades urbanas e comerciais com domínio do capital e dos meios de produção existentes. Junto a isso surge os trabalhadores assalariados em certos locais, sendo este mais um fator importante para a evolução do capitalismo e consequentemente crescimento da nova estrutura social e urbana.

Neste compasso o feudalismo, a queda deste e o surgimento do capitalismo são fatores extremamente relevantes durante a Idade Média para o que seria a origem, desenvolvimento e crescimento das cidades medievais, assim como possuíram influência direta na estrutura da população que ali habitava e nas suas vivências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (27.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com