TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Design Instrucional

Por:   •  4/7/2019  •  Projeto de pesquisa  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

Design Instrucional é o método que permite facilitar o processo de ensino e aprendizagem por meios tecnológicos, sendo estes online ou não. Este método de desenvolvimento, permite facilitar a metodologia didática, através da construção dos conteúdos de forma direcional, levando o aluno a percorrer de forma não linear a construção da aprendizagem. Os conteúdos são organizados de forma que, o processo de aprendizagem seja alcançado da melhor forma, utilizando assim, os meios tecnológicos. Temos como exemplos de Design Instrucional, Ambiente virtuais de ensino a distância, os cursos online, plataformas que possibilitam a construção da aprendizagem. Estas plataformas de ensino, disponibilizam suas matérias pedagógicos de forma organizada, sendo que, o aluno o que o acesse, possa compreender e consiga seguir a didática de ensino disponibilizada.

REFERÊNCIAS

ULARTT, Vinícius; JAQUES, Gabriel; NASCIMENTO, Antonielli; CHICON, Patricia Mariotto Mozzaquatro; QUARESMA, Cindia Rosa Toniazzo: A Produção de Materiais Didáticos Digitais para Educação a Distância com base no Designe Instrucional e Pedagógico. UFRGS 2011. Repositório Digital. Acesso em 11 de junho de 2018.

EHDM é Método para Projeto de Hiperdocumentos para Ensino, este método apresenta uma abordagem sistemática dos conteúdos educacionais para a apresentação de seus conteúdos através das hipermídias. Os conteúdos são apresentados de forma estruturadas, que possibilitam ao receptor, no caso o aluno, uma abordagem dos conteúdos educacionais de forma não linear, ou seja, ele pode direcionar sua pesquisa de moda agregar mais o entendimento do material estudado. Através de links, o conteúdo é direcionado para outra página, construindo uma rede de comunicação compartilhada. Podemos exemplificar os conteúdos disponíveis na internet. Com diversos links relacionados com o assunto pesquisado, nos levando a outro link que complementa o entendimento.

Este método possui fases como, modelagem conceitual hierárquica, projeto navegacional de contextos, e construção e teste.

Modelagem conceitual hierárquica: Ele é construído para representar as partes relevantes do domínio

Projeto navegacional de contextos: Esta fase apresenta o resultado de um hiperdocumento, realizado através do modelo de navegação.

Construção e teste: Nesta fase, o resultado final do modelo é disponível e apresentado no ambiente, é o resultado final da hipermídia.

REFERÊNCIAS

Pansanato, Esteves; Nunes, Maria: EHDM: Método para Projeto de Hiperdocumentos para Ensino. UTFPR. Acesso em 11 de junho de 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com