TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Designer Instrucional e Seu Papel Pedagógico em Cursos Virtuais

Por:   •  14/7/2016  •  Artigo  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

Designer Instrucional e seu papel pedagógico em cursos virtuais

Com a expansão dos cursos virtuais na educação a distância (EaD), surge um novo contexto pedagógico a ser constantemente repensado. Onde os recursos tecnológicos e as propostas pedagógicas se correlacionam, promovem uma integração multidisciplinar e interativa pelos meios digitais.

Esta nova forma de pensar vem de encontro à de Silva (2011, p.17) que diz:

As mudanças viabilizadas pela comunicação digital fazem com que as práticas pedagógicas sejam constantemente repensadas, pois o conhecimento e a aprendizagem passaram a acontecer em todo momento e por meio de inúmeras possibilidades, sobretudo em função da infinidade de mídias e tecnologias disponíveis.

Diante deste novo horizonte, surge o Designer Instrucional (DI) que integra toda uma equipe multidisciplinar, cujas suas funções principais são: o planejamento, gerenciamento, desenvolvimento e execução dos cursos virtuais.

Essa afirmativa reflete que “Na fase de implementação, o envolvimento das pessoas com o design instrucional é que dá vida ao processo de ensino-aprendizagem” (FILATRO, 2003, p.128).

Para Neto et al (2009, p. 76) o desing instrucional proporciona uma sintonia entre os estilos de aprendizagem com os meios, linguagens, recursos e tecnologias.

De acordo com Filatro (2007, p.63-64) salienta que:

Ação intencional e sistemática de ensino, que envolve o planejamento, o desenvolvimento e a utilização de métodos, técnicas, atividades, materiais, eventos e produtos educacionais em situações didáticas específicas, a fim de facilitar a aprendizagem humana a partir dos princípios de aprendizagem e instruções conhecidos.

Contudo, além de participar da elaboração de textos, imagens, gráficos e sons, o profissional de designer instrucional realiza uma atualização constante dos materiais por meio de feedbacks e experiências (FILATRO, 2003).

Sobre essa nova perspectiva, entende-se o papel pedagógico do design instrucional nos cursos virtuais. Muito mais do que escolher o tipo de mídia e recurso a ser usado no curso, o designer instrucional contribui para novos instrumentos de avaliação e aprendizagem.

REFERÊNCIAS

FILATRO, Andréa Cristina. Design Instrucional Contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Editora Senac, 2003.

_______. Design Instrucional Contextualizado: educação e tecnologia. 2. ed. São Paulo: Editora Senac, 2007.

NETO, Antonio Símão; HESKETH, Camile Gonçalves. Didática e design instrucional. PR: IESDE, 2009

SILVA, Robson Santos da. Moodle para autores e tutores. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com