TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DA NATAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL QUANTO AULAS LUDICAS.

Por:   •  17/8/2017  •  Tese  •  2.430 Palavras (10 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR MÚLTIPLO - IESM

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

O ENSINO DA NATAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL QUANTO AULAS LUDICAS.

SANDRA BEATRIZ ANANIAS

TIMON – MA

2017

SANDRA BEATRIZ ANANIAS[pic 1]

ANÁLISE DA METODOLOGIA DO ENSINO DA NATAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto de Pesquisa apresentado ao Instituto de Ensino superior Múltiplo - IESM, como requisito à elaboração do Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC e instrumento avaliativo da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso - TCC I, do Curso Educação Física, sob a orientação do Professor Especialista Alisson Alves Silva.

TIMON - MA

2017

SANDRA BEATRIZ ANANIAS[pic 2]

O ENSINO DA NATAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL QUANTO AULAS LÚDICAS.

Artigo Científico apresentado ao Instituto de Ensino Superior Múltiplo – IESM, como requisito para a obtenção do título de Licenciatura em Educação Física.

Aprovado em:_____/_____/_____

BANCA EXAMINADORA

______________________________________________________

Prof.Esp. Alisson Alves Silva.

Instituto de Ensino Superior Múltiplo – IESM

______________________________________________________

-

-

______________________________________________________

-

-

[pic 3]

RESUMO

O estudo foi desenvolvido com os professores de educação física do ensino infantil da rede privada da cidade de Teresina-Pi, foi elaborado um questionário com perguntas de múltipla escolha que foram aplicadas com 7 professores de natação do ensino infantil, sendo todas mulheres com faixa etária entre 25 a 30 anos. O questionário contém 3 perguntas onde as professoras entrevistadas ficaram bem a vontade para responder o questionário, as escolas apresentam boa estrutura com uma ampla área para educação esportiva, com todos os equipamentos para as aulas de natação. A modalidade natação é um esporte bem aceito nas aulas onde os alunos vivencia o lúdico. Durante o período da pesquisa pode observar para a realização da pesquisa, que os professores são bem atenciosos tendo uma metodologia rápida e fácil de ser compreendida pelos alunos do ensino infantil. Concluindo assim que, com o pouco que pude observar nas aulas para a realização da pesquisa, aprendi que para ser um bom professor de natação, além de ter paciência para lhe dar com crianças, podemos também aprender com as mesmas de que a natação não é apenas entrar na água e sair nadando, e sim que a aula é um meio de diversão não só para os alunos, mas também para o professor.  

PALAVRA-CHAVE:  Natação; educação física infantil.

        

  1. INTRODUÇÃO

“A natação, dentro de uma visão lúdica, para crianças de três a seis anos é ser um espaço de experimentação para que a criança experimente situações de qualidades variadas, sensações de alternância de tensão e distensão, prazer e desprazer acompanhados de necessidade de expressividade motora.” (QUEIROZ, 2000).

 A natação é a ação de autopropulsão e auto sustentação na que o homem aprendeu por instinto ou observando os animais. A natação pode ser praticada por qualquer sexo e em quatro estilos: o nado crawl que é o nado de barriga para baixo, com batimento de pernas alternadas, a força das pernas é de cima para baixo e a respiração ocorre de acordo com a braçada; o nado de costas que é o oposto do nado crawl, é realizado de barriga para cima e o batimento das pernas é quase igual, tendo como diferença a origem da força que é de baixo para cima; o nado de peito clássico que é comparado ao movimento de uma rã ou um sapo; o nado borboleta na qual, ambos os braços devem ser trazidos à frente, simultaneamente sobre a água e levado para trás juntos, as pernas unidas fazem movimento junto ao tronco em forma de ondulação. (GALDI, 2004)

A natação tem como beneficio um melhor do desempenho respiratório, psicomotor, afetivo, comportamento, aprendizagem, percepção entre outros benefícios, além de contribuir de forma decisiva para um aumento na qualidade de vida. (Cirigliano apud MOREIRA, 2006).

O método de ensino consistia em prender o aluno por uma corda na ponta de uma vara, como um “peixe no anzol”, fazendo-o executar o clássico nado de peito. “Com o passar dos anos o ser humano acaba por satisfazer, na água, uma série de necessidades física e emocional, descobrindo e ampliando possibilidades de exploração antes só atribuídas aos animais aquáticos” (LIMA, 2003).

A natação é o esporte que pode fazer parte da vida da criança logo nos primeiros meses, podendo ser praticada de forma lúdica e recreativa, sem compromisso com as técnicas, para uma adaptação no meio líquido. A intenção dos pais é a aprendizagem da natação e o domínio corporal da criança no meio liquido. Porém, com base nas características da criança nesta fase do desenvolvimento, se questionadas geralmente afirmariam que vão as aulas da natação à procura de diversão e alegria. Então, a piscina pode ser vista como mais um espaço lúdico para a criança. (FREIRE, 2004 aput Dinâmica Lúdica: novos olhares, p.135).

Segundo Santa Roza (1999), a palavra lúdico significa tanto brincar como jogar. Essas experiências vivenciadas em meio liquido devem ocorrer o mais cedo possível, ou seja, a partir do momento em que a criança nasce ela já pode vivenciar algumas experiências ao meio liquido, seja no banho na banheira, na bacia, seja na piscina de casa, na piscina do clube, na piscina da escola. (FREIRE, 2004 aput Dinâmica Lúdica: novos olhares, p.135).

É importante lembrar que no aspecto do ensinamento da natação infantil, o estudo esta sendo feito de acordo com as fases de desenvolvimento da criança, pois cada criança responde aos estímulos de diferentes maneiras. (ZULIETTI & SOUSA, 2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (241.1 Kb)   docx (116.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com