TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino Em Sala De Aula

Ensaios: Ensino Em Sala De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Quais as possibilidades de fazer com que os alunos realmente compreendam o significado, a importância e o contexto da ciência durante seu desenvolvimento e não restringi-la apenas a nomes, definições, fórmulas e exercícios matemáticos a serem resolvidos?

R - O ensino dentro da sala de aula, apoiado fortemente no uso de livros didáticos, acaba sendo o carro chefe da divulgação e disseminação da ciência entre estudantes e professores. Enquanto outros meios de divulgação científica, como museus e centros de ciência, revistas e programas televisivos educativos, etc, vêm complementar a formação estudantil. Desta maneira, a formação escolar dentro e fora da sala de aula deve ser ampla e geral, principalmente porque será esta a formação científica que muitos daqueles que não seguirão carreiras profissionais ligadas ao meio científico levarão para a vida toda.

2 - Estudar a história da ciência seria uma forma de se adquirir o conhecimento científico?

R - É necessário estudar o contexto científico, as bases experimentais, as várias alternativas da época, o processo dinâmico de descoberta (ou invenção), justificação e difusão de teorias, para que seja possível entender como uma teoria foi justificada e por quais razões foi aceita.

3 - Devido às implicações teóricas e práticas da História da Ciência para o ensino de ciências, tornou-se evidente a relevância da dimensão histórica e filosófica na formação de professores de ciências. Qual a necessidade se surgir essa ligação na formação dos professores?

R - Surge com o uma necessidade formativa do professor, na medida em que pode contribuir para evitar visões distorcidas sobre o fazer científico; permitir uma compreensão mais refinada dos diversos aspectos envolvendo o processo de ensino-aprendizagem da ciência; proporcionar uma intervenção mais qualificada em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com