TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E SUA INFLUENCIA NA RELAÇÃO ENTRE COMUNIDADE E ESCOLA

Por:   •  27/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.970 Palavras (16 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE INTERNA CIONAL DE CURITIBA[pic 1]

CELIA FRIBEL-433847- 05- 2009

ILSE MARIA SEIDEL NARDI-RU-431463-05-2009

O ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E SUA

INFLUENCIA NA RELAÇÃO ENTRE COMUNIDADE E

ESCOLA

Fundamentos Psicológicos da educação

Fundamentos sócio-antropológicos da educação

Pesquisa e prática profissional – relação Escola/comunidade

Fundamentos filosóficos da educação.

PALMITOS

2011


FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

        CELIA FRIBEL-433847- 05- 2009        [pic 2]

ILSE MARIA SEIDEL NARDI-RU-431463-05-2009

O ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E SUA

INFLUENCIA NA RELAÇÃO ENTRE COMUNIDADE E ESCOLA

Produção de aprendizagem Apresentada            

 à UTA fundamentos da educação, no    

curso de pedagogia à distancia da    

 Faculdade Internacional de Curitiba

   Tutora: Aline Vian

Centro associado: S.A.  Palmitos

PALMITOS

2011


1.        INTRODUÇÃO        [pic 3]

2. O ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E SUA INFLUENCIA NA RELAÇAO ENTRE COMUNIDADE E ESCOLA        

2.2 FUNDAMENTOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO        

2.3 FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO        

2.4 PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – RELAÇAO ESCOLA – COMUNIDADE        

3.        CONSIDERAÇOES FINAIS        

REFERENCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

A discussão sobre a relação entre escola e comunidade, levada a cabo neste trabalho, tem o intuito de abarcar varias possibilidades analíticas sobre essa questão, conduzindo-nos a uma formação mais ampla, para que possamos, no correr da pratica na escola, nos posicionar a respeito dessa relação de maneira consciente e fundamentada.

As contradições sociais na sociedade em que vivemos e a própria complexidade das relações em que cada um de nós se insere impedem, no âmbito da sala de aula, um processo educacional baseado simplesmente na relação entre estudante e professor.

A comunidade escolar, composta por profissionais da educação, funcionários da escola, família, estudantes e outros membros da comunidade, pode, por varias formas participar da vida na escola e do processo de ensino-aprendizagem, este sendo a finalidade maior dela. A escola não é uma instituição social isolada, mas, ao contrário, sintetiza projetos pessoais e de grupos, que depositam nela esperança de futuro para as novas gerações.

Como a concepção de educação depende da concepção que se tem de homem e de mundo, a filosofia é imprescindível para a formação do pedagogo. A partir dela, as correntes do pensamento educacional se fundamentaram e se constituíram. Portanto, para que seja possível o entendimento dos fundamentos da educação, fazem-se necessários o estudo atento da filosofia e a formação crítica dos docentes.

Ter o domínio do conhecimento é tão importante quanto a prática. A escola é um espaço de construção, e para tanto, requer de nós, profissionais da educação, um constante aperfeiçoamento. Sabemos que, no cotidiano escolar, contribuímos para a formação de um indivíduo, que deve estar em sintonia com o seu tempo. Nesse sentido, cabe à escola oferecer aos alunos vivencias em atividades contextualizadas e significativas, levando em consideração as múltiplas relações existentes entre a vida dos alunos, em suas necessidades, potencialidades, vivências e desejos.

Incontestavelmente, existe, entre educação e cultura, uma relação íntima, orgânica. Quer se tome a palavra ‘educação’ no sentido amplo, de formação e socialização do indivíduo, quer se restrinja unicamente ao domínio escolar, é necessário reconhecer que, se toda educação é sempre educação de alguém por alguém, ela supõe sempre também, necessariamente, a comunicação, a transmissão, a aquisição de alguma coisa: conhecimentos, competências, crenças, hábitos, valores, que constituem o que se chama precisamente de ‘conteúdo’ da educação.

Este trabalho tem como objetivo: compreender a importância de uma gestão escolar participativa para o contexto escolar, com a inclusão da família nesta participação; contribuir na formação de um profissional da educação que possa atuar efetivamente de forma participativa no contexto escolar. 

O profissional da educação deve já rever seus modelos mentais de atuação oportunizar em realidades diversas novas experiências que concretizem a educação com a participação de todos e fortaleça o relacionamento escola comunidade. 

Apresentaremos neste trabalho as seguintes disciplinas: Fundamentos Psicológicos da educação de Tania Stoltz, Fundamentos sócio-antropológicos da educação de Alessandro de Melo, Pesquisa e prática profissional – relação Escola/comunidade, Fundamentos filosóficos da educação de José Antônio Vasconcelos, e por meio das atividades de aprendizagem, perguntas: via Rádio Web, participação no fórum de discussão e também por chat. Essas atividades demandam domínio de conceitos ministrados nas aulas e expressos no livro base e nos textos complementares.

A estrutura da presente P.A compreenderá: Elementos pré- textuais: Capa / Folha de rosto; Elementos textuais: Introdução / desenvolvimento / considerações finais; Elementos pós-textuais: Referencias.


  1. O ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E SUA INFLUENCIA NA RELAÇAO ENTRE COMUNIDADE E ESCOLA

A nova relação da escola com a comunidade começa a se consolidar, mas é necessário refletir sobre as novas relações que a sociedade da informação impôs as instituições encarregadas do seu processo, ou seja, a escola e a família. No passado afirmava-se que estas duas instituições eram as responsáveis pelo processo educacional das novas gerações. O modelo social, hoje apresentado, possibilita uma reflexão, sobretudo pela estrutura social dada, na qual delega-se a educação para novos mecanismos. Compreender esta nova possibilidade social é ponto de partida para a apropriação dos espaços educativos que possibilitam uma reorganização pedagógica. Cada indivíduo em sua cidade, estado e país, buscando a identificação de quais serão estes espaços é exercício fundamental uma reestruturação social que se faz necessária para a consolidação de um efetivo processo democrático, no qual atividades educadoras permeiem a formação de cidadãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (168.3 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com