TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Fundamentos SS

Por:   •  5/11/2015  •  Abstract  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO PARA PROVA FUNDAMENTOS SS II - 06/10/2015

1- Marcas que persistem no Serviço Social a sua origem/surgimento. -  O Serviço Social teve no passado sua vocação no terreno germinativo da inspiração para a interpretação do presente, o passado é experimentado como virtualmente presente. A sociedade tende a ser apreendida como constitutiva de entidades orgânicas, funcionalmente articuladas, o qual o modelo é a família e a corporação. Grupos pequenos são como fontes das relações interpessoais, da sociabilidade e da moralidade,  e os elementos sagrados, irracionais, não utilitários da existência, são valorizados em contraposição ao primado da razão, a tradição e costumes legitimam a autoridade.

2 - Sobre o processo de ruptura com a herança:  Doutrina Católica, incidiu sobre os valores e comportamentos dos clientes para a integração nas relações sociais. Vertente Modernizadora, abordagem funcionalista, estruturalista e sistêmica, avanço do sistema pela mediação do desenvolvimento social e do enfrentamento à marginalidade, da pobreza e na perspectiva da integração da sociedade. Vertente Fenomenologica- metodologia dialógica , visão pessoa/comunidade, diálogo e transformação social ao sujeito e a Vertente Marxista – Posição sócio-política, questiona-se a prática institucional e seus objetivos e adaptação social e se aproxima de movimentos sociais.

3 – Teoria Social de Marx – é a reprodução ideal do movimento real do objeto pelo sujeito, reproduz em seu pensamento a estrutura e a dinâmica do objeto que pesquisa, ou seja, o objeto de pesquisa neste caso é a sociedade burguesa, um sistema de relações construído pelo homem, o produto da ação é reciproca dos homens, que é a relação sujeito/objeto no processo do conhecimento teórico e não é uma relação de externalidade,  e sim uma relação em que o sujeito está implicado no objeto.

4-Influência da teoria critica de Marx no Serviço Social -  A aproximação do Serviço Social com a teoria social critica proporcionou avanços no arsenal investigativo da profissão, o que ultrapassou a condição de simples executor de politicas, programas e projetos sociais e passou a assumir, a condição de planejadores e gestores das politicas sociais. Os elementos da Teoria Social Critica estão presente nas dimensões que envolvem a formação profissional em SS, que demarcam com clareza o campo de formação profissional e evidenciou os componentes principais em teórico-metodologico, técnico- operativa e ético-politico.  Projeto ético-politico protagoniza valores bem articulados com os movimentos sociais, a classe trabalhadora e faz opção por projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária sem dominação-exploração de classe e etnia e gênero.

5- Serviço Social nos anos 80 e 90 – Adoção marxismo, referência analítica, Profissão inserida na relações sociais, participando do processo de reprodução destas relações, formação de congressos, do código de ética, ruptura com o conservadorismo. 90 , Neoliberalismo sistema de proteção, filantropia..

6 – A estrutura sincrética do SS  A estrutura sincrética do serviço social e vigorosamente, não interdita analise distinta componíveis do estatuto teórico e estatuto profissional. O tratamento analítico e contextualizado em função de estrutura do serviço social como exercício pratico profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com