TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prestígio e Hierarquia Escolar: Estudo de caso sobre diferenças entre escolas em uma rede municipal

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal Fluminense

Trabalho de Sociologia da Educação II

Regina Dias

Prestígio e hierarquia escolar: estudo de caso sobre diferenças entre escolas em uma rede municipal

Marcio da Costa

Aluna:

Juliana N. Messias Granato

Questões sobre o texto:

  1. Qual o objetivo da pesquisa desenvolvida pelo autor?
  2. Explique as duas grandes linhas analíticas que se destacam nas investigações sobre a efetividade escolar.
  3. Identifique as escolas que foram palco do estudo e as variáveis pesquisadas.
  4. Quais foram às características comuns às escolas de prestígios identificadas pelo autor?
  5. Explique, de acordo com o autor, o que seriam os chamados “círculos viciosos” e “círculos virtuosos”.

1)Marcio da Costa tem como objetivo explorar diferenças entre escolas públicas integrantes da mesma rede de ensino.  Faz parte de um projeto de investigação que busca compreender os elementos que conferem diferenciação a estabelecimentos de ensino que, submetidos à mesma autoridade e às mesmas regras, integrando os mesmos sistemas e dispondo de recursos equivalentes, apresentam considerável disparidade em muitos aspectos e gozam de reputações claramente opostas. Os estudos, buscam auxiliar na compreensão da crítica situação de um amplo sistema educacional que logrou incorporar recentemente a quase totalidade de seu público potencial ao nível fundamental de ensino, mas que guarda abismos em todos os níveis escolares e, consequentemente, nas oportunidades de integração sócio profissional de gerações à sociedade em geral.

2)As duas grandes linhas analíticas se destacam em: explicações centradas na ‘liderança escolar’ e aquelas referidas ao ‘clima escolar’. Não se trata de construções conceituais antagônicas, mas de diferenças de matriz. A primeira acentua características individualistas (como a resiliência) que imprimem às trajetórias dos estabelecimentos escolares pontos de inflexão e curvas ascendentes. A segunda busca dissecar elementos que comporiam quadros em que as escolas se constituem em alavancas virtuosas para seus alunos, sendo a liderança um desses aspectos.

3)Os estudos compõem-se de seis análises de escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro organizadas em pares, em três diferentes regiões geográficas – e socioeconômicas – da cidade. Cada par foi escolhido procurando contemplar escolas que usufruem prestígios claramente oposto, localizadas em áreas próximas, podendo atender a populações assemelhadas. Não encontraram, até o dado momento, estudos que adotassem o mesmo tipo de critério de escolha e reconhecemos a possível fluidez do conceito de “prestígio escolar”. No entanto, em estudo anterior observaram nítida diferenciação traçada pelas burocracias educacionais e, principalmente, pela população de alunos e seus parentes. Na pesquisa anterior, foram realizados estudos em 23 escolas públicas e privadas, e saltavam distinções socioeconômicas entre os alunos de escolas das mesmas redes, mas, sobretudo, ficavam evidentes ambientes escolares em grande contraste, algumas vezes contrariando uma ideia pouco questionada que atribuía ao nível socioeconômico do alunado essa configuração escolar. Seria difícil imaginar que uma das sociedades mais desiguais do mundo, com um padrão urbano-industrial de desenvolvimento médio, não gerasse complexas hierarquias em seus sistemas públicos de ensino. Todavia, a força de que ainda desfutam modelos interpretativos dicotômicos limita a atenção sobre esse fenômeno, que deve estar associado a estruturas de fortalecimento da desigualdade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com