TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA – HOSPITAL DE CÂNCER DE PERNAMBUCO

Por:   •  9/2/2023  •  Artigo  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 4

ESTÁGIO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA – HOSPITAL DE CÂNCER DE PERNAMBUCO

ALUNA: GEANE HELENA DO NASCIMENTO

RESVERATROL

 

Devido à sua atividade antimicrobiana, antioxidante e anti-inflamatória, as uvas ( Vitis viniferaL.) são os paradigmas arquetípicos das frutas utilizadas não apenas para fins nutricionais, mas também para fins terapêuticos exclusivos. As uvas são uma fonte proeminente e promissora de fitoquímicos, especialmente o resveratrol, uma fitoalexina antioxidante encontrada nas uvas vermelhas que tem efeitos quimiopreventivos e terapêuticos contra várias doenças. A metástase é uma das principais causas de morte em pacientes com câncer de mama. No processo de desenvolvimento do câncer, a transição epitelial-mesenquimal (EMT) é crucial para promover a invasão e migração de células tumorais. Em um estudo anterior, o papel do resveratrol na migração e metástase foi investigado em células de câncer de mama humano. ensaios de Transwell in vitro mostraram que o resveratrol pode inibir a migração de células MDA231 induzidas pelo fator de crescimento transformador (TGF)-β1 de uma maneira dependente da concentração. Um ensaio imunoenzimático (ELISA) mostrou que o resveratrol pode reduzir a secreção de metaloproteinase de matriz (MMP)-2 e MMP-9. imunofluorescência foi realizada para confirmar a expressão de marcadores relacionados a EMT.

 Esta revisão cobre a literatura que trata do mecanismo anticancerígeno do resveratrol com referência especial ao potencial antioxidante, na redução de diferentes tipos de câncer humano, incluindo mama, cervical, uterino, sangue, rim, fígado, olho, bexiga, tireóide, esôfago, próstata, cérebro, pulmão, pele, gástrico, cólon, cabeça e pescoço, osso, ovário e cervical, foi revisado. Além de resumir a literatura referente ao resveratrol como um agente anticancerígeno. Um dos cânceres mais comuns em mulheres é o câncer de mama, que prejudica seriamente a saúde física e mental da paciente. A metástase sistêmica é o principal fator letal em pacientes com câncer de mama avançado. Nos últimos anos, estudos descobriram que, em todos os tipos de células, o fenômeno EMT está intimamente associado à invasão tumoral e metástase e é muito importante na invasão e metástase de câncer de ovário, câncer de mama, câncer de cólon, câncer de pulmão, câncer de próstata, câncer oral, câncer de fígado e vários outros tipos de câncer. A transição epitelial-mesenquimal (EMT) é um processo em que, sob algumas condições fisiológicas ou patológicas específicas, as células epiteliais perdem sua polaridade e se tornam células mesenquimais com a capacidade de se mover livre e ativamente na matriz celular,  a EMT também é caracterizada pela perda da polaridade das células epiteliais e pela aquisição de características estromais, incluindo diminuição da expressão de moléculas de adesão celular, o que leva à ruptura da junção intercelular e movimento celular e transformação do citoesqueleto de queratina em uma forma de onda citoesqueleto proteico.

O resveratrol (trans-3,4,5-trihidroxiestilbeno) é um tipo de polifenol. É um composto natural que existe em mais de 70 tipos de plantas, como heléboro, knotweed gigante, uvas e amendoim. O resveratrol pode regular o metabolismo lipídico humano, inibir a agregação plaquetária, proteger o tecido cardiovascular e ter efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. Este composto tem muitos tipos de atividades biológicas e efeitos farmacológicos. Estudos demonstraram que o resveratrol pode inibir o início e a progressão de vários tumores, como câncer de fígado e câncer de mama. Estudos confirmaram que, em células de câncer de pulmão, o resveratrol pode inibir a EMT induzida  e suprimir os processos de invasão e metástase de células de câncer de pulmão. Um grande número de estudos pré-clínicos confirmou que o resveratrol tem um efeito inibitório no câncer de mama in vivo e in vitro, e seu mecanismo está relacionado a vários alvos moleculares, como proliferação celular, EMT/metástase, apoptose, resposta epigenética e aumento da sensibilidade a quimioterapia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (96.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com