TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE CARACTERIZAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS NA REDE PRIVADA DE ENSINO

Trabalho Escolar: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE CARACTERIZAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS NA REDE PRIVADA DE ENSINO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  2.124 Palavras (9 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE CARACTERIZAÇÃO:

A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS

NA REDE PRIVADA DE ENSINO

MONTES CLAROS

SETEMBRO/2007

TAÍRA ALVES MACIEL LEAL DO CARMO

TEREZA CRISTINA ALVES MALAQUIAS

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE CARACTERIZAÇÃO:

A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS

NA REDE PRIVADA DE ENSINO

Trabalho apresentado à professora Maria de Lourdes Guimarães de Carvalho, na disciplina de Prática de Formação/Estágio Supervisionado do curso Letras Português Vespertino - 5º Período, como requisito parcial avaliativo do 2° semestre letivo de 2007.

MONTES CLAROS

SETEMBRO/2007

“Ensinar não é transferir conhecimentos, conteúdos, nem formar, é ação pela qual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado. Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender... Ensinar inexiste ao aprender e vice-versa e foi aprendendo socialmente que, historicamente, homens e mulheres descobriram que era possível ensinar... e perceberam que era possível ensinar...” (Paulo Freire, 1996: 25-26).

SUMÁRIO

I - PROBLEMA 4

II - OBJETIVOS 4

II.I - Objetivo Geral 4

II.II - Objetivos Específicos 4

III - JUSTIFICATIVA 5

IV - METODOLOGIA 6

V - REFERENCIAL TEÓRICO 7

VI - CRONOGRAMA 10

VII - REFERÊNCIAS 11

VIII - ANEXOS 12

I. PROBLEMA

Como está sendo utilizado o livro didático de português nas salas de aula da rede privada de ensino?

II. OBJETIVOS

II.I. Geral:

Investigar a utilização do Livro Didático de Português em sala de aula pelos professores do Colégio Imaculada Conceição e descrever os componentes organizacionais responsáveis pelas características física, funcional e estrutural da escola, caracterizando os aspectos que permeiam a organização escolar.

II.II. Específicos:

• Explorar referencial sobre o Livro Didático de Português;

• Identificar quais são os critérios utilizados pela escola na seleção do material didático;

• Investigar a utilização de outros materiais complementares ao Livro Didático de Português;

• Descrever o ambiente físico, funcional, social e estrutural que compõe a escola.

III. JUSTIFICATIVA

O estágio é uma possibilidade para que os professores orientadores estabeleçam propostas para a mobilização de pesquisas e de intervenções que ampliem a compreensão das situações vivenciadas e observadas nas escolas, nos sistemas de ensino e nas demais situações, ou estimulem a partir dessa vivência, a elaboração de projetos de pesquisa a serem desenvolvidos concomitantemente ou após o período do estágio.

Além disso, considerando a caracterização do estágio como requisito do 5º período de Letras e para uma melhor formação acadêmica que nos possibilitará um amplo conhecimento do espaço docente em que iremos nos inserir; a investigação sobre o uso do livro didático de português nas salas de aula da rede privada de ensino, torna uma possibilidade de conhecimento da realidade educacional nas escolas municipal, estadual ou particular e nos diversos níveis de ensino a partir da análise de sua eficiência, da utilização adequada pelo professor e de materiais complementares ao livro didático.

IV. METODOLOGIA

Durante o processo de investigação, será dada ênfase ao uso do livro didático no Colégio Imaculada Conceição. Desta forma, trata-se de uma pesquisa de campo de caráter qualitativo em que será utilizada inicialmente a técnica de observação, tendo por objetivo a coleta de dados para apresentar determinados aspectos da realidade escolar.

Serão investigadas quais as normas da escola acerca da adoção de livro didático e o uso deste ou de outros materiais pelos professores em sala de aula. Para isso, utilizaremos a técnica da entrevista em que será eleita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com