TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A formação de professores: Relato de uma experiência do estágio supervisionado com o uso da fotografia para ensinar Biologia no Ensino Médio

Por:   •  8/2/2019  •  Resenha  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do texto “A formação de professores: Relato de uma experiência do estágio supervisionado com o uso da fotografia para ensinar Biologia no Ensino Médio”

    O texto em questão trata-se de um relato de experiência vivenciado na disciplina Análise Crítica da Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado II, na Universidade Federal de Minas Gerais.

    O estágio tinha dentro de sua carga horaria total, a maior parte destinada ao campo pratico onde se acompanhava a vivencia dentro da sala de aula, desde a observação da sala de aula até a presença em reuniões e convívio com os demais discentes. A outra parte era destinada a reuniões com os demais alunos da disciplina e o professor onde ocorria as trocas de experiências entre eles. Durante o período da disciplina foram escritos três diários reflexivos que continham as observações levantadas por eles, que eram postados em um portal onde todos tinham acesso e poderiam assim ler.

    O relato em si trata-se de aulas práticas realizadas por um professor de biologia como alunos do segundo ano do ensino médio, onde ele utiliza o recurso da fotografia, dentro da proposta de ensino por projetos. O projeto contou com duas saídas de campo onde a sala era dividida em grupos e cada grupo recebeu uma câmera, onde eles tinham a liberdade de fotografar o que quisessem. A etapa seguinte consentia na impressão das fotografias pelos próprios alunos e a exposição das mesmas em um corredor da escola para que os demais aluno e professores pudessem ver.

    O projeto das aulas práticas de fotografia partiu do professor, que também é fotografo e professor de fotografia. Ele consegue assim trazer para sala de aula sua fonte de prazer e inspiração, ampliando o campo cientifico e proporcionando aos seus alunos a oportunidade de um novo conhecimento. Ele trabalha também a questão da interdisciplinaridade, juntando-se as matérias de química e física. Essa é a visão relatada pela estagiaria em seu diário reflexível.

    Essa experiência foi enriquecedora para a estagiaria, pois ela permitiu uma visão mais ampla do processo ensino-aprendizagem. Onde ela pode ajudar desde a preparação dos materiais e auxílio aos alunos sobre o uso das câmeras, até o questionamento aos alunos do que eles haviam achado sobre a pratica.

    Outra situação que favoreceu o processo de formação da estagiaria, foi o compartilhamento dos planos de aula do professor onde estavam abertos para a discussão. Este permitia aos alunos uma reflexão sobre o conteúdo formal da biologia sob o olhar da fotografia. Essa discussão possibilitava a participação mais efetiva da estagiaria, onde era possível um diálogo mais direto com os alunos.

    Toda essa experiência vivenciada pela estagiaria serviu como matéria prima para as discussões e reflexão do grupo como um todo, ficando evidente a importância de práticas e metodologias inovadoras no ensino, permitindo o amadurecimento e criações de ideias inovadoras para o ensino de biologia.

    Ficou claro assim a importância do Estagio Supervisionado, pois as experiências proporcionadas por nele é fator relevante na formação dos futuros discentes, podendo servir como uma experiência encorajadora ou desencorajadora. Isso influenciará nas perspectivas futuras desses e consequentemente em como o conhecimento será passado por ele para seus futuros alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com