TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Enfoque Sistêmico na Organização

Por:   •  4/10/2015  •  Resenha  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  862 Visualizações

Página 1 de 6

O Enfoque Sistêmico na Organização

Toda empresa se insere num meio ambiente onde se originam os recursos utilizados para desenvolver sua atividade e destina os seus resultados. Existem 3 elementos interdependentes no esquema de um sistema organizacional: entradas, processos e saídas, todas cercadas pelo meio ambiente que provoca mudanças na estrutura e desempenho, assim, afetando o sistema como um todo. Alguns aspectos relevantes que influenciam no desempenho do sistema organizacional são:

1. Atuação do estado nas áreas política e legal.

2. Situação da economia e do sistema financeiro do país.

3. Desenvolvimento e disponibilidade tecnológica.

4. Nível educacional e cultural da sociedade.

5. Concorrência de outras empresas.

6. Preocupação com ecologia e preservação do meio ambiente.

• Entradas - São os recursos que a empresa obtém ou extrai do ambiente, abrangem as informações, capital, mão-de-obra, equipamentos, etc.

• Processamento - Refere-se à competência dos funcionários que compõem a empresa para transformar os recursos da entrada em bens e serviços.

• Saídas - São os resultados do processamento na forma de bens, serviços ou produtos que são destinados ao usuário ou cliente final.

Embora seja natural considerar o lucro como objetivo principal da empresa, a satisfação do cliente é o que realmente conduz ao lucro, porque trás vantagens competitivas mais palpáveis, como compras repetitivas valorização da marca, participação no mercado, etc. O processo de feedback (retorno das informações) aparecerá na forma de uma avaliação qualitativa e quantitativa dos resultados da atividade empresarial e do grau de atendimentos às necessidades que se almeja satisfazer.

A ideia de sistema

“Sistema é um todo complexo ou organizado; é um conjunto de partes ou elementos que formam um todo unitário ou complexo”. (MAXIMIANO, 2004 p.356)

Desta forma, um sistema são partes que interagem entre si para funcionar com um todo, e compreende:

 Um conjunto de entidades (partes, elementos ou componentes).

 Relação ou interação das partes.

 A criação de uma nova entidade, formada por essa relação, em determinado nível sistêmico de análise.

Segundo Maximiano (2004), os sistemas são feitos de dois tipos de componentes:

1. Físicos ou concretos: itens materiais (é o hardware dos sistemas)

2. Conceituais ou abstratos: manifestações do comportamento intelectual ou emocional (é o software dos sistemas)

Muitos sistemas são formados a partir da combinação entre um componente físico e um abstrato, em outros, há apenas um tipo. A ideia de sistemas aparece em várias áreas de estudo para designar conjuntos complexos.

O enfoque sistêmico nada mais é do que uma filosofia ou forma de produzir, interpretar e utilizar conhecimentos. Pode-se dizer então que o enfoque sistêmico é um sistema de ideias, que “tem aplicações em todas as áreas da atividade e do raciocínio humanos, e também como método de resolver problemas e organizar conjuntos complexos de componentes”. (MAXIMIANO, 2004 p.357)

Estrutura dos sistemas

Os sistemas apresentam um conjunto de elementos interdependentes, que se organizam em três partes:

 Entradas: compreendem os elementos ou recursos físicos e abstratos de que o sistema é feito, incluindo todas as influências e recursos recebidos do meio ambiente.

 Processo: interligam os componentes e transformam os elementos de entrada em resultados de um sistema, que é dinâmico.

 Saída: são os resultados do sistema, os objetivos que o sistema pretende atingir ou efetivamente atinge.

(MAXIMIANO, 2004 p.358 e 359)

Podemos citar também o Feedback, que é o que ocorre quando energia, informação ou saída de um sistema a ele retorna, reforçando ou alterando o comportamento do sistema.

Bases do enfoque sistêmico

De acordo com Maximiano (2004), a ideia de sistema, a essência do enfoque sistêmico, é proveniente dos gregos antigos, mas o enfoque sistêmico moderno surgiu no mesmo período dos fundadores da administração científica, do processo administrativo e da qualidade total. Das linhas de pensamento do enfoque sistêmico, três se destacam:

 Teoria da Forma (Gestalt)

 Cibernética

 Teoria Geral dos Sistemas

Aplicações do enfoque sistêmico

A ideia de sistema e de enfoque sistêmico auxilia na compreensão das complexidades da situação e na resolução do problema, dentro das organizações. Desta forma, várias ideias da administração moderna associadas ao pensamento sistêmico podem ser citadas:

- Administração estratégica;

- Administração da qualidade total;

- Reengenharia e redesenho de processos;

- Mudança organizacional;

- Abordagem situacional.

As organizações como sistemas

“A organização é um sistema composto de elementos ou componentes interdependentes.” (MAXIMIANO, 2004 p.368) Assim, um bom administrador deve ter plena

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com