TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio de Física

Por:   •  16/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  2.456 Palavras (10 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 10

  [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

 

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE  RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – RP NA ESCOLA ESTADUAL  DEPUTADO VITAL DE MENDONÇA

Jefferson Romão Lima

RESUMO

O presente relato tem como intuito expor as experiências obtidas pelos discentes do curso de  Licenciatura em Ciências: Matemática e Física por meio do Programa Institucional de  Residência Pedagógica, voltado para área de Física, cometido na Escola Estadual Deputado  Vital de Mendonça no município de Itacoatiara no estado do Amazonas. O programa tem como  finalidade contribuir para a formação dos discentes, dando-lhes um maior contato com a área  de atuação e auxiliando da melhor forma tanto os professores quanto os alunos do ensino médio,  visando preencher quaisquer lacunas que tendem a surgir durante o processo de ensino aprendizagem. E para adequar-se ao momento pandêmico, foi necessário recorrer as  ferramentas tecnológicas, pois por meio destas foi possível realizar a aplicação dos projetos no  formato remoto, gerando dessa forma um primeiro contato com os alunos.

Palavras-chave: Residência Pedagógica; Residente; Formação docente; Ensino Remoto

INTRODUÇÃO

Cada relato neste artigo é fruto do período de residência pedagógica e como experiência  fundamental para a formação de qualidade de futuros professores, já que ele possibilita a  articulação entre a teoria e a prática social da profissão docente. Esse espaço, se bem planejado,  tem objetivos claros e sendo contemplado em uma estrutura curricular que possibilite essa  articulação seja feita, dá ao estudante a vigência da profissão e oportunidade para que a teoria  possa ser significada, além de desenvolver importantes habilidades de um professor reflexivo.

Um dos momentos mais importantes na formação inicial dos estudantes de licenciaturas  é o contato com a escola. Uma importante parte integradora do currículo que o programa  residência pedagógica vem possibilitando ao residente adquirir, é a relação de sua experiência  no ambiente escolar, sendo uma das etapas para a formação inicial do licenciando, conduzindo

o a uma série de fatores importantes para a sua vida profissional, proporcionando a  exteriorização do aprendizado acadêmico fora dos limites das universidades.

 

Na história brasileira, as políticas de formação docente expõem consecutivas mudanças  (AQUINO et al., 2010, p.109); todavia, há a necessidade de estabelecer uma base sólida de  preparo aos profissionais docentes, com o intuito de resolver os obstáculos enfrentados pela  educação escolar, principalmente com relação à qualidade do ensino. Aranha (2011) defende  que a melhoria na educação básica necessita, além de uma boa formação docente, de um  progresso nas conjunturas em que o trabalho é realizado, assim como uma mudança cultural da  mentalidade sobre o papel do professor.

Assim, possivelmente, um dos aspectos mais complexos da formação docente seja  oportunizar aos estudantes de licenciaturas experiências por meio das quais eles possam integrar  seus conhecimentos, articulando-os na prática docente. Deste modo, Darling-Hammond (2006,  apud PANUTTI, 2015) sugere que para que isso seja possível, há alguns aspectos fundamentais  que devem ser avaliados pelos programas de formação:  

Visão clara a respeito do que significa uma educação de qualidade; padrões bem  

definidos para avaliar a prática pedagógica; currículo sólido; vasta experiência de  

campo (estágio); uso de casos e pesquisas em geral para resolver problemas da prática  

da sala de aula; estratégias bem definidas para ajudar os professores em formação a  

usar seus conhecimentos teóricos a respeito de como ensinar; estreita relação entre a  

universidade e as escolas que servirão como campos de estágio para os professores  

em formação (DARLING-HAMMOND, 2006, p. 8435).

Em diversas períodos da minha vida acadêmica tive a concepção que o curso de Matemática e Física busca aproximar a teoria da prática em diversos momentos e isso é  vivenciado na escrita do projeto pedagógico. Sendo assim, o próprio Programa de Residência  Pedagógica está inserido em um contexto, em outros aspectos favorecem sua realização e  ampliam sua potencialidade. A partir da segunda metade do curso de matemática e física (6º  semestre), começa a ser vivenciado pelos estudantes participantes do Programa de Residência  Pedagógica – PRP, que tem a função de aproximar a prática profissional da formação inicial.  Mais do que isso, o PRP, propicia a vivência de modo articulado com algumas escolas  municipais de Itacoatiara - AM, que são parceiras na função de formar os futuros professores.  Além dos benefícios aos estudantes, o PRP propõe a aproximação da formação inicial e  continuada, já que as escolas que participam do programa, como contrapartida, participam de  momentos de formação continuada desenvolvidos pelos professores preceptores e pela própria  universidade.  

Segundo projeto pedagógico, o objetivo deste programa é:  

(...) possibilitar a aprendizagem prática “em situação”, ou seja, a partir da realidade,  

tomando os eventos e aspectos dificultados para a prática pedagógica do professor e  

da escola como fontes de aprendizado, uma vez que esses aspectos e eventos são  

tomados como objeto de estudo e reflexão pelos residentes, orientados por seus

 

preceptores e que resultam em matéria a ser tratada também no âmbito da escola, a  

partir do diálogo com professor formador e gestores que acolhem o residente na  

escola. (UNIFESP, 2006, p. 31).  

O período de residência permitiu ampliar o conhecimento a respeito das atividades  administrativas e pedagógicas nesse período de aproximação entre o estudo do professor no seu  cotidiano, tendo-o como ser histórico e socialmente contexto, pode auxiliar na definição de uma  nova ordem pedagógica e na intervenção da realidade no que se refere a sua prática e a sua  formação profissional. Discuti-la durante o período de formação inicial de modo a construir  bases teóricas que embasam em uma ação futura e um dos pontos altos oportunizados para os  estudantes do curso de Matemática e Física. A prática profissional é o eixo norteador do  programa e na intervenção da realidade no que se refere a sua prática e a sua formação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (198.4 Kb)   docx (102.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com