TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Jogador de Basquete

Por:   •  25/9/2019  •  Artigo  •  5.092 Palavras (21 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 21

Posição ALA

Altura 1,98

peso:

Julius Erving, o grande e maravilhoso "Dr. J", era o jogador dominante de sua época e um inovador que mudou a forma como o jogo era jogado. Ele era um bruxo com a bola, realizando proezas nunca antes vistas: giros no ar e giros pontuados por poderosos slam dunks. Erving foi um dos primeiros jogadores a fazer da expressão individual extemporânea uma parte integral do jogo, estabelecendo o estilo de jogo que prevaleceria nas décadas seguintes.

Um homem gracioso, digno e disciplinado, Erving era um embaixador ideal para o jogo. Ele era o epítome da classe e nenhum jogador era mais respeitado.

"Como jogador de basquete, Julius foi o primeiro a realmente pegar a tocha e se tornar o porta-voz da NBA", disse o amigo e ex-treinador Billy Cunningham. "Ele entendeu qual era o seu papel e como era importante para ele se comportar como um representante da liga. Júlio foi o primeiro jogador que eu sempre lembrei que transcendeu esportes e era conhecido por um nome - Doutor".

Erving começou sua carreira profissional na Associação Americana de Basquete com o Virginia Squires e o New York Nets. Considerado o maior jogador do seu tempo, ele é frequentemente considerado o principal catalisador da fusão ABA-NBA em 1976. O pequeno atacante de 6 pés e 210 quilos também jogou por 11 anos com o Philadelphia 76ers. , levando-os para a coroa da NBA em 1983.

Em suas cinco temporadas de ABA, Erving ganhou três títulos de pontuação, três prêmios Most Valuable Player e dois campeonatos. Durante sua carreira de 11 anos na NBA, Erving foi All-Star a cada temporada, o MVP em 1981 e cinco vezes membro da All-NBA First Team. Ele marcou 30.026 pontos em sua carreira na ABA e na NBA; apenas Kareem Abdul-Jabbar, Wilt Chamberlain, Karl Malone e Michael Jordan marcaram mais pontos na história do basquete profissional.

Julius Winfield Erving II nasceu em 22 de fevereiro de 1950, em Roosevelt, NY. Ele estrelou para Roosevelt High School, ganhando uma reputação como um jogador fundamentalmente sólido (mas não espetacular). Embora as origens de seu apelido permaneçam incertas, a história mais comum tem o apelido vindo de um amigo do colegial, que apelidou Erving de "Doutor" porque Erving o chamou de "Professor". O nome ficou preso, e chegou a definir a maneira como Erving "operava" em uma quadra de basquete.

Ele se matriculou na Universidade de Massachusetts em 1968, e apesar de ter uma média de 26,3 ppg e 20,2 rpg em duas temporadas, ele ainda era bastante obscuro quando deixou a escola em 1971 para assinar como agente livre de graduação com os Squires.

O basquete profissional foi extremamente volátil em 1971-72, ano em que Erving lançou sua brilhante carreira. A ABA e a NBA já estavam falando sobre uma fusão, os jogadores estavam pulando de liga a liga e as franquias estavam em fluxo.

Embora Virginia já tivesse o campeão de pontuação da ABA, Charlie Scott, Erving começou a contribuir imediatamente. Mais tarde, ele disse que percebeu que estava em seu elemento durante seu primeiro jogo como um novato.

Em uma viagem até o buraco, ele foi desafiado pelo Artis Gilmore, de 7 pés, do Kentucky Colonels, e por Dan Issel, de 1,90m. "Eu entrei entre os dois e apenas fiquei pendurado lá e esperei que eles descessem. Então mergulhei neles com tanta força que caí de costas", lembrou Erving no Boston Globe . "Apenas fazer isso me deixou confiante para ir atrás de qualquer pessoa, a qualquer hora, em qualquer lugar, sem qualquer medo."

Ele marcou 27,3 ppg como novato, foi selecionado para o All-ABA Second Team, fez o ABA All-Rookie Team e terminou em segundo lugar com Gilmore para o ABA Rookie of the Year Award.

A Virgínia terminou em 45 a 39, o segundo lugar na Divisão Leste, atrás dos poderosos coronéis, que dominaram a liga por 68 a 16. Nos playoffs, Erving marcou 33,3 pontos quando os Squires derrotaram os Miami Floridians nas quatro finais e depois caíram para o New York Nets e Rick Barry no jogo 7 das Finais da Divisão Leste.

Quando a formatura da faculdade de Erving rolou naquele ano, ele foi selecionado pelo Milwaukee Bucks na primeira rodada (12ª geral) do Draft da NBA de 1972. Se ele tivesse desembarcado em Milwaukee, Erving teria sido adicionado a uma equipe que já tinha Abdul-Jabbar e Oscar Robertson.

No entanto, durante este tempo os jogadores estavam jogando equipes musicais e Erving não foi exceção. Ao invés de tentar jogar pelos Bucks, ele tentou pular para o Atlanta Hawks antes da temporada 1972-73. Antes dos jogos de Atlanta naquela temporada, ele estaria na arena pronto para vestir um uniforme Hawks, mas ele foi legalmente impedido de jogar devido a injunções judiciais iniciadas pelos Squires. Uma ordem judicial acabou forçando seu retorno à Virgínia por quatro jogos na campanha da ABA.

Ele passou a liderar a ABA na pontuação da temporada, acumulando 31,9 pontos por jogo. A notícia começou a se espalhar pelo seu estilo d

algo que eu aceitei até ser um profissional", disse ele ao Sacramento Bee . "Não achei que fosse possível ser o jogador mais talentoso do mundo. Mas depois que me tornei profissional, depois do meu segundo ano na Virgínia, achei que havia a possibilidade de oferecer algo único."

Erving estava ganhando reconhecimento na ABA, mas ele ainda era prejudicado pelo fato de que os Squires eram uma equipe de baixo perfil em um mercado pequeno. Então, antes da temporada de 1973-74, os Squires trocaram Erving e Willie Sojourner para o New York Nets por George Carter, os direitos de recrutamento para Kermit Washington e dinheiro.

Aquecido pela atenção da mídia que recebeu em Nova York, Erving liderou o Nets com um recorde de 55-29 na temporada regular e o título ABA de 1974. A lista dos Nets também incluía os talentosos jovens Larry Kenon e Billy Paultz, e assim que os jogadores se acostumaram, a equipe era imparável. Depois de conquistar a Divisão Leste por dois jogos, o New York venceu a Virgínia em cinco jogos e depois varreu o Kentucky para chegar às finais da ABA. Uma vez lá, o Nets derrubou as Stars em cinco jogos pela coroa.

Erving repetido como campeão de pontuação da liga com uma média de 27,4 ppg. Seu jogo all-around começou a surgir também: ele ficou em sexto na liga em assistências e terceiro em rouba e bloqueou tiros. Como recompensa, ele pegou o primeiro dos três MVPs consecutivos da ABA.

A ABA teve muitos bons jogadores, mas Erving se destacou como a essência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com