TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lixo Na Batavo

Por:   •  2/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.454 Palavras (6 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 6

C E Maria do Socorro Coelho Cabral – Anexo Eurico Bogea

Alunos: Guilherme Germano, Alex Neponucena, José Domingos, Joseane e Rodrigo

Série: 3ª ano do ensino médio

Professor: Sebastião Coelho

             

Relatório sobre o Lixo da Batavo

Campos Gerais/Balsas-Ma

2017


[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]


LIxO NA bATAVO

problemas [pic 8]

Todo povoado enfrentam diversos tipos de problemas, ou seja, quanto mais o povoado cresce mais cresce os problema do mesmo. Diariamente são produzidos várias quantidades de lixo na batavo, diante disso o lixo pode ter várias origens, tal como as mais comuns do povoado são os resíduos domésticos, comercias, e hospitalar (posto de saúde). Embora a Batavo não seja nenhuma grande cidade ou coisa assim, é preciso que haja um intervenção do poder público em relação a isso, pois é um povoado em desenvolvimento e que produz um quantidade de lixo bastante significante.

destino do lixo produzido

De acordo com a pesquisa feita por alunos, em cada 10 pessoas, 8 pessoas juntam o lixo para a coleta do caminhão do lixo, os demais ou jogam em terrenos baldios ou separa pra queimar em casa. Semanalmente ocorre a coleta do lixo por um caminhão comum, que tecnicamente não é um caminhão apropriado para o serviço, pois todos sabem o modelo de caminhão apropriado, no qual também não existe funcionários pagos pelo poder público pra exercer essa atividade. O caminhão também não atende a toda a comunidade, tornando assim um problema, pois se já é precária coleta de lixo, quando ela não existe o problema ficar maior ainda.

No povoado se encontra alguns pontos de comércios. Sabendo que os mesmos geram uma quantidade de lixo expressiva, é interessante saber para onde vai todo o lixo produzido. Alguns comércios do povoado, são outros pontos que também contam com a coleta do lixo pelo caminhão, e como a coleta é feita semanalmente podemos imaginar a quantidade de lixo que se acumula durante essa semana. Não tendo lugar adequado para se jogar o lixo à espera da coleta, ele é colocado em caixas em frente ao comercio, no qual compromete diretamente o higiene do local, sendo que o lixo atrai moscas pragas, mal cheiro, enfim um certo desconforto para quem frequenta o comércio. A falta de lugar adequado para se colocar o lixo à espera da coleta não é um problema apenas do comercio, várias casas não possuem tambores ou cestas de lixo, sendo assim colocam no chão em sacos plásticos o que também pode gerar um problema, pois no povoado tem um grande quantidade de cachorros, no qual os mesmos as vezes procuram alimento nesses lixos, e em meio essa procura acabam por bagunçar o lixo e espalhar.

[pic 9]

Todo lixo recolhido pelo caminhão é depositado em um lixão situado a uma pequena distância do povoado. A estrada que dá acesso ao lixão dá acesso também à fazendas, tornando assim uma porta de entrada ao povoado, e por essa rota o lixão fica como placa de boas-vindas. Ao longo da estrada ao lixão podemos acompanhar de longe a quantidade de lixo espalhada nas margens da estrada. Do povoado até o lixão se ver lixo na beira da mesma.

 [pic 10] [pic 11]

No local não a nenhum tipo de tratamento com lixo, nem separação, apenas é jogado de qualquer jeito. No local o mal cheiro predomina. A única coisa feita com lixo é queimar, o que além de poluir o solo, polui também o ar, e com isso acarreta todos os efeitos prejudiciais à saúde humana, principalmente para pessoas que moram perto do lixão.

[pic 12]

Nessa foto, pode-se ver o quanto o lixão fica perto de um loteamento do povoado.

O novo loteamento criado a alguns anos atrás, fica perto do lixão, o que pode prejudicar os moradores dessa área. A área estar cada vez mais crescendo pelo fato de pessoas estarem indo construir suas casas no loteamento, e com isso fica cada vez mais perto do lixão.

É certo dizer que o lixo não estar sendo tratado adequadamente, isso pode prejudicar muito, não só pessoas que moram um pouco perto do lixão, ou o povoado em si, mas também o meio ambiente. O lixo causa diversos problemas, tal como poluição visual, quando jogamos o lixo em qualquer lugar, principalmente nas ruas, pois fica um cenário feio para o povoado, e isso é uma realidade das ruas da batavo, Poluição do ar, quando acontece a queima do lixo, poluição da água, quando chove arrasta todo lixo do chão para os rios, aparecimento de pragas, vão aparecer todo tipo de inseto, em tempos chuvosos podem aparecer foco de mosquito pelo fato de acumular água no lixo, entre outros problemas que poderiam ser evitados com o tratamento certo e com a conscientização de todos. Felizmente ninguém no povoado vive do lixo, pois se existisse alguém que trabalhasse cantando lixo para reaproveitamento no lixão, com certeza sofreria as consequências pelo mal tratamento do lixo no local.

O lixo hospitalar é um tipo de lixo que merece atenção e o tratamento adequado, visto que são altamente infectantes, no qual podem levar a contaminação de doenças infecciosas, além disso os remédios possuem substancias tóxicas que podem contaminar ou alterar a qualidade do solo ou da água, portanto o destino do lixo hospitalar tem que ser realizado mediante a uma coleta de lixo hospitalar própria, e ainda mais por caminhões específicos e levado ao local de incineração, ou seja, para serem queimados em altas temperaturas. Lembre-se que o descarte inadequado desse tipo de lixo pode afetar gravemente o meio ambiente e a saúde humana. No posto de saúde do povoado onde atualmente foi reformado, os resíduos gerados pelo mesmo, são encaminhados para Balsas, à 210 km pelo carro da secretaria de saúde. E por que o mesmo precisa ser encaminhado para tão longe para poder receber tal tratamento? Por que no povoado não há nenhuma estrutura para o tratamento adequado do lixo hospitalar, por isso é dever da administração pública intervi e procurar um solução viável para que esse tipo de lixo não precise ir para tão longe e em carro desapropriado para ser tratado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (413.6 Kb)   docx (311.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com