TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROTAGONISMO INFANTIL. TRABALHO DE CDPEI

Por:   •  13/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.886 Palavras (8 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 8

COLEGIO ESTADUAL PEDRO BRAILE NETO

O PROTAGONISMO INFANTIL.

TRABALHO DE CDPEI

ALUNA: Mélanny Evellyn Nogueira Matos Madeira                                                                                                                         TURMA: CN2001                          


                   

                   INTRODUÇÃO

 Este trabalho tem como objetivo discutir a importância do espaço escolar no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças.

 Esse desenvolvimento depende das constantes interações com o meio social.  Para que a criança aprenda e se desenvolva, é preciso que esteja em um ambiente social, em intercâmbio com outras crianças e adultos, participando de práticas sociais historicamente construídas, interna lizando experiências vividas que lhe propiciam dominar conceitos, valores e formas de comportamento. Os processos psicológicos mais complexos começam a se formar pela mediação de outros, participantes do grupo social.

O meio influencia sobre si mesmo e é inicialmente o meio que influencia sobre os outros, o meio de influência dos outros sobre o indivíduo.  O desenvolvimento cultural de uma criança se dá nos planos social e psicológico, ou intrapsíquico.

 É por meio da linguagem que assimilamos a história social e a cultura que nos envolve e que foi criada por gerações antecedentes estudo sobre o lugar ocupado pela criança na Educação Infantil deve fundamentar-se na ideia de que as crianças desenvolvem-se sob condições adversas no início da vida e formam sua personalidade em meio às práticas culturais.


         DESENVOLVIMENTO

O que é protagonismo infantil?

O protagonismo infantil visa tornar a criança uma agente de seu aprendizado, e não alguém simplesmente passivo na educação. Para isso, são levadas em consideração suas necessidades, suas limitações e seu ritmo para o pleno funcionamento do processo de ensino e aprendizagem.

Trata-se de uma postura que ganhou força com o desenvolvimento da tecnologia nas últimas décadas. Isso porque o fácil acesso ao mundo digital transformou a maneira como as crianças aprendem e consomem conteúdo no dia a dia. Nesse contexto, é o interesse do usuário que dita os rumos de anúncios e páginas em sites de busca, por exemplo.

O protagonismo infantil pressupõe o reconhecimento da criança como alguém dotado de direitos e capacidades para participar do seu próprio processo de desenvolvimento pessoal e social. É nesse sentido que encontramos, por exemplo, no Estatuto da Criança e do Adolescente que, além de ouvir os pais, é importante ouvir as crianças numa decisão judicial, respeitando seu grau de maturidade.

Vale lembrar que protagonismo infantil não significa deixar que a criança faça tudo o que quiser, mas considerar seus interesses e necessidades no processo de aprendizagem. Isso é principalmente importante quando falamos de protagonismo infantil na educação.

No âmbito da educação, a figura do professor passa a ser a de um mediador entre o conhecimento e a criança, permitindo que ela consiga explorar o mundo de uma maneira mais autônoma.

Qual a importância do protagonismo infantil na educação?

O protagonismo infantil conecta a criança a outros espaços e lhe mostra que tudo e todo lugar pode ser uma fonte de aprendizado. A seguir, veja como isso acontece em mais detalhes:

Formação de seres humanos ativos na sociedade

Considerar diferentes fatores e pontos de vista para tomar decisões é um exercício que fazemos nas pequenas atitudes do dia a dia, desde o momento de levantar da cama até os compromissos mais sérios. Tomar decisões requer, sobretudo, posição ativa na sociedade, o que pode ser exercitado desde a infância.

O protagonismo infantil tem justamente o objetivo de considerar as necessidades da criança nesse processo. A partir de uma educação que considera suas necessidades e objetivos, desde cedo a criança se vê pertencente a um núcleo que precisa dela para o pleno funcionamento.

Maior senso de responsabilidade

O protagonismo infantil demonstra que a criança possui responsabilidade com o próprio desenvolvimento e com o desenvolvimento da sociedade da qual faz parte. É uma postura que não exige a renúncia de brincadeiras ou momentos de lazer, mas se encontra integrada à maneira como o seu aprendizado acontece.

Isso conduz, naturalmente, a criança a perceber a sua capacidade de ter voz ativa, já que, desde cedo, passa a ter mais autonomia e participação em processos decisórios.

Crianças mais ativas e empáticas

O protagonismo da criança tende a aumentar a sua capacidade de explorar o mundo e tirar lições de situações que acontecem ao longo da vida. Quando a habilidade de refletir sobre as experiências é trabalhada desde a infância, a autoconfiança se torna um dos traços da personalidade de uma pessoa.

Além disso, vale ressaltar que o protagonismo infantil pressupõe o protagonismo do outro. Da mesma forma que a criança sabe que a sua voz deve ser escutada, ela sabe que o outro também precisa dessa liberdade para o bom funcionamento dos relacionamentos. Isso cria laços de amizade mais saudáveis e construtivos para todos.

Boa autoestima e habilidades socioemocionais

A educação baseada no protagonismo infantil ajuda as crianças a se tornarem pessoas pró-ativas, capazes de se autoconhecerem e de desenvolverem habilidade socioemocionais com maior facilidade. É uma excelente maneira de melhorar a autoestima.

No ambiente escolar, embora não seja possível sempre atender a todas as necessidades de cada estudante, é importante que a equipe que está à frente da educação das crianças acolha o máximo de vozes e considere a participação dos estudantes nas decisões. Tudo isso é muito importante para que elas exercitem habilidades sociais e se vejam integradas ao grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com