TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é protagonismo infantil

Por:   •  24/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  1.812 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado através de pesquisa bibliográfica em artigos e vídeo, onde se procura através de uma visão teórica conceitual entender e destituir sobre o tema abordado.

A pesquisa aborda sobre protagonismo infantil e no processo de ensino e aprendizagem; qual a importância da participação infantil nas atividades; que ações o professor deve realizar para promover o protagonismo infantil.

Para tanto buscamos definir o termo protagonismo.

O objetivo é apontar e analisar os aspectos da prática com crianças da educação infantil, e caracterizar as ações que o professor deve realizar para que haja no trabalho pedagógico práticas que evidenciem a participação e o protagonismo infantil.

2 DESENVOLVIMENTO

A origem etimológica do termo remete à palavra protagonistés que, no idioma grego, significava a ator principal de uma peça teatral, ou aquele que ocupava o lugar principal em um acontecimento.

Por esse termo passível de diferentes interpretações, por estar associado à participação, responsabilidade social, identidade, autonomia e cidadania.

Diante disso, não há sentido em hierarquizar os níveis de participação do processo ensino aprendizagem.

Sob outro ponto de vista do processo decisório, interessa garantir a ampla participação, onde haverá limitações segundo as quais professores e alunos sobressairão em determinado modelo.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO INFANTIL NAS ATIVIDADES:

O protagonismo infantil, dentro da sala de aula com o professor como mediador, dá oportunidade das crianças entrelaçam em uma alegria criativa e libertadora, através de uma aprendizagem real.

Assim é possível constatar como a criança argumenta e se expressa, o que produz com suas mãos, como brincar debate idéias, como sua investigação funciona. Segundo Malaguzzi.

O que desejavam era reconhecer o direito da criança de ser protagonista e a necessidade de manter a curiosidade espontânea de cada uma delas em um nível máximo.

Tínhamos que preservar nossa decisão de aprender com as crianças, com os eventos e com as famílias, até o máximo dos limites profissionais, e manter uma prontidão para mudar ponto de vistas, de modo a jamais termos certezas demasiada.

O vídeo de Gabriel Junqueira Filho fala sobre o protagonismo compartilhado na educação e em sala de aula, onde o aluno e o professor são visto como protagonista, querendo quebrar o paradigma de que o professor (protagonista) ensina e o aluno aprende (coadjuvante), e no protagonismo compartilhado visa a participação de ambos nas decisões a serem tomadas, que inclui também os assuntos a serem ensinados.

E estabeleça uma relação, afim de que se conheçam, para que elas tenham um bom desenvolvimento.

As crianças são diferentes e são capazes de agir ou produzir algo específico, por pertencerem a diferentes classes sociais ou por pertencerem a momentos diversos em termos de desenvolvimento psicológico.

Também os hábitos, costumes e crenças de suas famílias interferem na sua percepção de mundo e na sua inserção social.

Então, suas histórias concretas e a história de seu tempo precisam ser consideradas. Os dois são grandes interlocutores e está a altura um do outro. Brincadeiras imitam, e desenvolvem a linguagem.

Como atividade humana, a brincadeira supõe a existência de contextos sociais e culturais que auxiliam a criança a recriar a sua realidade, utilizando-se de recursos simbólicos próprios, e que, quando partilhada com outras crianças, supõe um processo de comunicação.

Garantir a possibilidade de brincar é ver reconhecida a possibilidade de compreender as crianças por meio dessa ação, a forma como se desenvolvem, pensam, vinculam a imaginação à realidade criativamente as suas experiências.

QUE AÇÕES O PROFESSOR DEVE REALIZAR PARA PROMOVER O PROTAGONISMO INFANTIL:

A educação infantil se constitui de um importante espaço de interações e trocas entre os protagonistas que integram este espaço.

A educação infantil se dá de forma articulada e integrada.

Por exemplo, é importante que o professor saiba, ao ler uma história para as crianças, que está trabalhando não só a leitura, mas também a fala, a escuta, e a escrita; ou quando organiza uma atividade de percurso, que está trabalhando tanto a percepção do espaço, como o equilíbrio e a coordenação da criança.

As crianças trazem através da curiosidade e da inteligência, as características do protagonismo, porém é essencial estimular esta capacidade de criação e observação, apostando em seus potenciais, transformando a educação em uma ponte para um futuro de realizações.

É necessário que haja um planejamento adequado para promover o protagonismo infantil de forma significativa, é definido como: um método de trabalho no qual os professores apresentam objetivos educacionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com