TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROTAGONISMO INFANTIL NAS ESCOLAS

Por:   •  15/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 5

 

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Pedagogia

(insira, em ordem alfabética, os nomes dos alunos)

O protagonismo infantil nas escolas

[pic 4]

Macaúbas

2015

(insira, em ordem alfabética, os nomes dos alunos)

O protagonismo infantil nas escolas

Trabalho em grupo apresentado ao Curso pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para  os Prof. : Edilaine Vagula, Tatiane Jardim, Marlizeti Bonafini Steinle, Rosely Montagnini, Raquel Corrêa Lemos.

Macaúbas

2015

Introdução

Educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo.  Uma boa Educação tem resultados abrangentes: contribui para o crescimento econômico do país e para a promoção da igualdade social, mas seu impacto também é decisivo na vida de cada um. 

        Tudo começa nos primeiros anos de vida; através de nossos pais recebemos a primeira educação. Com ela, aprendemos interagir com o meio em que estamos acostumados a viver e essa educação irá contribuir com parte de nossos valores por toda a vida.

 Além da educação informal que recebemos de nossos pais, logo em seguida, iremos para escola para recebemos uma educação formal que irá contribuir para nossos valores profissionais que contribuirão para o sucesso de nosso futuro. 

Nesse sentido, observa-se o quão imprescindível é conectar a educação com o arranjar social e alargar esses conceitos para abarcar toda a vida do individuo. O conceito de protagonismo infantil então, se faz necessário que é o ato de Adotar as crianças como intérpretes sociais, tanto em suas adequadas vidas como a grandeza social e escolar.

Por essa razão, a produção desse trabalho se faz necessário e nele, se decorrerá a cerca da importância e praticidade do protagonismo infantil. Nessa perspectiva, concluirá a aplicabilidade prática dessa modalidade de ensino e entenderemos como aplicá-lo.

Desenvolvimento

O que é protagonismo infantil?

Os pequeno são dessemelhantes e têm especificidades não só por pertencerem a diferentes classes igualitários ou por competirem a andamentos diversos em termos de aumento social.

Até os hábitos, costumes e crenças de suas famílias interferem na sua agudeza de mundo e na sua inserção igualitário. Então, suas histórias concretas e a história de seu tempo precisam ser consideradas. Quando se analisa isso é possível lançar bases para se estabelecer uma relação entre escola e o protagonismo Infantil. Mas o que é protagonismo infantil?

O conceito de protagonismo infantil submerge em uma concepção das crianças como atores sociais.

Reconhecer as assim, tanto em suas próprias vidas como a escala social, exige que os reconheçamos como pessoas com direitos, indivíduos com critérios, capacidades e valores próprios, participantes de seu próprio processo de crescimento e desenvolvimento pessoal e social.

Nota-se na escola tradicional uma super valorização das hierarquias de poder. A criança é rebaixada uma posição inferiorizada e não lhe cabe ensinar ou demonstrar opiniões sobre os diferentes temas abordados no sistema de ensino, mesmo que esses possam vim a melhorar a escola e a educação como um todo em sua constituição.

No entanto, é necessário que a escola protagonize o Jovem no sistema de ensino e de educação, o que possibilita um maior aproveitamento do que se ensina, tanto pelo educando como pelo educador.

O protagonismo infantil e a educação

       É importante considerar que a participação principal de crianças e adolescentes mostra  em que sentido possam expressar livremente opiniões, pensamentos, sentimentos e necessidades. Além disso, estes pontos de vista expressados devem ser levados em conta e influir nas decisões; significa ser envolvidos de acordo com a democracia por suas famílias, escola, administração locais, mídia, organismos governamentais e não-governamentais.

Para Kinney e Wharton (2009): [pic 5]

Assim, a visibilidade dada às vozes das crianças, aos seus processos de desenvolvimento, enfatizando o Protagonismo Infantil, veio acompanhada pelo protagonismo das famílias e dos educadores, igualmente envolvidos nos processos construídos pelas crianças.

De fato, conceber a criança como protagonista ativa de seu processo de crescimento é abrir espaço à sua própria participação e à participação das suas famílias no processo de ensino e de aprendizagem. Para que isso ocorra, o olhar do professor e a sua escuta são fundamentais.

Por meio desta postura, o professor busca o entrelaçamento entre os interesses das crianças, das famílias e da instituição em que estão inseridos, aproximando-os de suas concepções pedagógicas. Desse modo, esta abordagem de planejamento retroalimenta-se de seu próprio contexto, em que os atores (crianças, professores e pais) vão escrevendo a sua própria história.

Os ideais que sustentam o protagonismo infantil indicam que é preciso investir na autonomia infantil, o que não significa incentivar o surgimento de pequenos tiranos, nem a submissão dos adultos para com vontade das crianças. Pensar desta forma seria inverter a situação. Seria compreender mal o protagonismo infantil e incentivar uma má gestão escolar e uma má aprendizagem escolar e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com