TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protagonismo infantil na pedagogia

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.565 Palavras (7 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

PATRICIA SANTOS ALMEIDA DE JESUS

NATUREZA E INDENTIDADE DA PEDAGOGIA.O QUE É A PEDAGOGIA,QUEM É O PEDAGOGO?

[pic 3]

Cruz das almas

2014

PATRICIA SANTOS ALMEIDA DE JESUS

NATUREZA E INDENTIDADE DA PEDAGOGIA.O QUE É A PEDAGOGIA,QUEM É O PEDAGOGO?

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Comunicação e Linguagem, Metologia Científica e Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico-filosófico

Prof. Melina Klaus,Juliana Fogaça, Okçana Battini, Marcia Bastos e Bernadete Strang  

                                                  Cruz das Almas

                                                           2014

Introdução

Os estudos quanto a atuação e a formação do Pedagogo, nos últimos anos, se individualiza pala edificação da conformidade deste profissional e da ciência que lhe da apoio acerca das fases do conhecimento. A esse profissional são dadas várias funções específicas da tarefa de educar e que a cada dia tem seu espaço de atuação ampliado.

Hoje encontramos o pedagogo atuando dentro e fora da escola. Sendo assim, a procura do pedagogo em lugares como empresas, hospitais, revistas, ONGs, TV, editoras e também em campanhas sociais educativas não param de crescer. Gradativamente o pedagogo vai assumindo diversas funções, aumentando suas responsabilidades.

Assim a atuação desse profissional ultrapassa a esfera escolar e suas atuações em espaços diferentes os tornam experientes, aumentando a cada dia o campo profissional pedagógico e capacitando-os para atender as demandas socioeducativas e como complemento o pedagogo precisa de uma formação que complemente as várias possibilidades, e não ver a escola como única forma de educação.    

Natureza e identidade da pedagogia. O que é a pedagogia, quem é o pedagogo?

A palavra pedagogia tem origem na Grécia antiga, paidos (criança) e agogé (condução), então pedagogo significa aquele que conduz a criança ao aprendizado. Assim sendo a pedagogia deste o único, entre os séculos XVll e XlX tem se preocupado em encontrar formas de girar o individuo ao conhecimento.

No Brasil o curso de pedagogia foi criado no ano de 1930 e desde a sua criação o curso deu ênfase a formação do pedagogo para exercer sua função na educação formal, no ensino regular. Porém a partir do século XXl as ações pedagógicas múltiplas na sociedade veio criando formas de educação paralela abrangendo esferas formais e não formais aproximando casa vez mais a escola e a sociedade.

O pedagogo precisa está preparado para, a frente de uma sociedade que se transforma a cada dia possa exercer essa função de transmitir o conhecimento, “ocorrendo em muitos lugares, institucionalizados ou não sob vários modalidades”. (LIBÂNEO 2004, p. 26). Para ser pedagogo em nossa sociedade é preciso ser critico e persistente para superar as dificuldades que existem e as que virão, para conquistar o espaço que lhe são de direito.

A importância desse profissional presente no mais variados lugares é visível, pois onde quer que estejamos vai haver sempre educação e aprendizado e o pedagogo pode contribuir sempre. Libâneo (2001) utiliza uma expressão de Beillerol, ao intitulas a sociedade como sendo “uma sociedade eminentente pedagógica.” Essa ideia dar-se pelas ações pedagógicas em várias esferas sociais. Assim, o autor expõe que:

  Verificamos, assim, uma ação pedagógica múltipla na sociedade em que o  pedagógico perpassa toda a sociedade, extrapolando o âmbito escolar formal, abrangendo esperas mais amplas da educação informal e não formal, criando formas de educação paralelas, desfazendo praticamente todos nós que separavam escola e sociedade (LIBANEO, 2001, p 5).

Assim como o profissional da educação que exerce uma função expressivamente importante pode-se declarar que o pedagogo, necessita experimentar maneiras de agir e pensar e intender seu papel na sociedade para criar formas de permitir-se, ser construtor de sua história. No entanto, diante da extensa dificuldade das funções desenvolvidas esse pedagogo precisa de formação profissional e consolidar sua prática pedagógica.

Isto nos leva perceber que mediante conhecimento científicos, filosóficos  e técnico- profissionais, a formação do pedagogo busca a explicação de objetivos e formas de mediação metodologia e organizada em exigência de atividade educativa implicados no processo de entrega e apropriação ativa de saberes. No campo da ação pedagógica extraescolar segundo Libâno (2002) os educadores se destingem em:

Formadores, animadores, instrutores, organizadores, técnicos, consultores, e orientadores, (não escolares) em órgãos públicos, privados dos órgãos públicos não estatais, ligadas às empresas, aos órgãos públicos estatais e não estatais é empreses referentes à transmissão de saberes e técnicas ligadas a outra atividade profissional especializada. Trata-se, por exemplo, de engenheiros, supervisores de trabalho, técnico etc. Que dedicam boa parte do seu tempo a supervisionar ou ensinar trabalhadores no local de trabalho, orientar estagiários etc. Portanto confirma- se que o campo da atividade pedagógica extraescolar é bastante extenso. (LIBANEO, 2002, p.59).

É visível a complexidade da tarefa educativa. Convém observar que o pedagogo é um profissional que trabalha com situações diversas e contextos diferentes daqueles em que a prática educativa acontece. É preciso reavaliar a identidade do licenciado em Pedagogia que tem a docência com base, tendo em vista que as práticas educativas estão presentes em várias instâncias da vida e preparar o pedagogo para atuar em todas essas áreas é um dos desafios do curso de Pedagogia, neste século XXl.

É preciso ter em mente sempre que o profissional que se forma e irá trabalhar em uma sociedade que muda rapidamente, esteja preparado para entender a educação como um fenômeno que possui várias faces, portanto é importante deixar claro a identidade profissional, as áreas de estudos da pedagogia e o sistema de formação durante o curso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (120.6 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com