TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROTAGONISMO INFANTIL E COMPARTILHADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  28/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.753 Palavras (8 Páginas)  •  1.037 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

+

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

                 PEDAGOGIA LICENCIATURA

ALICE LEMOS DE SOUZA

ELAINE HERMINIO EUGENIO CORREA DA COSTA

JULIANA SEBASTIANA DO PRADO

JULIENE CATARINA DE FRANÇA

KELLY MARIA DE SOUZA NEVES

PROTAGONISMO INFANTIL E COMPARTILHADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Várzea Grande- MT

2015

ALICE LEMOS DE SOUZAELAINE HERMINIO EUGENIO CORREA DA COSTA

JULIANA SEBASTIANA DO PRADO

JULIENE CATARINA DE FRANÇA

KELLY MARIA DE SOUZA NEVES

PROTAGONISMO INFANTIL E COMPARTILHADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia e Licenciatura- Matutino da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Organização e Didática na Educação Infantil; Arte Educação e Música; Ludicidade e Educação; Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e suas Linguagens; Seminário Interdisciplinar IV. Professores Edilaine Vagula, Tatiane Jardim, Marlizeti Bonafini Steinle, Rosely, Montagnini, Raquel Corrêa Lemos.

.

Orientador/Tutor:  Nara Lúcia Barros Garcia

                   

Várzea Grande- MT

2015

INTRODUÇÃO

O trabalho desenvolvido tem por intenção apresentar o protagonismo infantil e o protagonismo compartilhado, apresentando conceitos e importâncias para educação infantil, bem como os desafios e praticas do professor com as novas tendências com as crianças da educação infantil. Fara também alguns aspectos e visão dos autores e pesquisadores sobre o assunto que acerca aluno e professores da educação infantil, considerada a primeira etapa de ensino da educação básica.


PROTAGONISMO INFANTIL

A palavra protagonismo significa elemento principal em um determinado evento, na área educacional, o protagonismo é sujeito principal no processo de aprendizagem.

Em relação ao protagonismo infantil, é uma concepção que envolve a criança como agente principal de seu próprio processo de crescimento e desenvolvimento pessoal e social. É considerar a participação da criança fundamental para que eles possam expressar livremente opiniões, pensamentos, sentimentos, necessidades e cidadania.

Monica Santana em seu blog em relação ao protagonismo destaca:

“Por isso, o protagonismo, definitivamente, não é só uma proposta conceitual, senão que possui de modo inerente um caráter político, social, cultural, ético, espiritual, que, portanto, reclama uma pedagogia e convida a repropor o ‘status’ social da infância e do adulto, de seus papéis na sociedade local e no conceito dos povos” . ( Fonte: http://participacaoinfantil.blogspot.com.br/2008/10/participao-e-protagonismo-infantil.html)

Desse modo, é dada a criança a oportunidade de participar ativamente do seu processo de desenvolvimento, ou seja, exercer o protagonismo infantil, acompanhada do envolvimento da participação da família, escola e professores.

As crianças, como entendidas em Reggio, são protagonistas ativas e competentes que buscam a realização através do diálogo e da interação com os outros, na vida coletiva das salas de aula, da comunidade e da cultura, com os professores servindo como guia. (EDWARDS , 1999, p. 160)

Por isso é importante destacar a observação o professor em estimular a participação ativa e competente, capaz de levantar conteúdos interessantes a serem estudadas, percebendo o aluno como protagonistas, dispondo também a escutar e perceber sinais que demonstram os interesses e curiosidades das crianças. Além de reconhecer que eles também tem contribuição a serem feitos em relações as praticas pedagógicas e sociais.

Silva (2011) descreve estes dois princípios da seguinte forma:

 A criança é protagonista ativa de seu próprio crescimento: é ela dotada de extraordinária capacidade de aprendizagem e de mudança, de múltiplos recursos afetivos, relacionais, sensoriais, intelectuais, que se explicitam numa troca incessante com o contexto cultural e social. A participação: é um valor e uma estratégia que gera e alimenta sentimentos, uma cultura de solidariedade, de responsabilidade e de inclusão; produz trocas e uma nova cultura. (p. 24 e 25)

Desse modo, considerando a concepção da criança como protagonista, capaz de construir e desenvolver aprendizagem e conhecimentos , é necessário um espaço que favoreça troca de relações e aprendizagem a seu modo.

O protagonismo surgi para dar destaque ao aprendizado a qual a criança é o autor do seu processo de construção do seu desenvolvimento no anos iniciais da escola, bem como em outros ambientes sociais, onde o professor deve propiciar espaços e oportunidades de favorecer concepções próprias da criança em relação a suas aprendizagem e interação com os outros .

O professor nesse processo desenvolvimento infantil tem como objetivo proporcionar  possibilidade para o seu aluno aprender , ele também é um ator importante no processo d e aprendizado da criança, ou seja, o professor e o aluno possui uma relação importante e mutua na construção do conhecimento.

Sobre a participação de professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem, o professor Gabriel Junqueira Filho define como protagonismo compartilhado, na qual “o aluno e professor vive e reproduz a relação dos dois como protagonistas.” Para professor Gabriel os professores da educação infantil deve reconhecer a importância dos conhecimentos prévios das crianças para haver um encontro e a relação que reconheça a importância do professor e da criança com o conhecimento.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (117.9 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com