TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sentido Do Carnaval

Ensaios: O Sentido Do Carnaval. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 2

O sentido do carnaval

Por volta dos anos 520 a 600 a.C. foi que o carnaval surgiu, eram festas em que os gregos realizavam seus cultos de agradecimentos aos deuses pela fertilidade de solo e produção. O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. A palavra carnaval é originária do latim, carnis levale, cujo significado é retirar a carne.

O carnaval é a festa mais popular mais celebrada no Brasil e que, ao longo do tempo tornou-se elemento da cultura nacional. Porém, o carnaval não é uma invenção brasileira nem tão pouco realizada apenas nesse país. Em tempo de carnaval as pessoas no passado jogavam uma nas outras águas, ovos e farinha coisas que até hoje acontece. Isso tudo acontecia num período anterior à quaresma e, portanto tinha um significado ligado à liberdade, este sentido permanece até os dias de hoje no carnaval.

Contudo desde os tempos antigos para os tempos modernos apareceram mais novidades, como as samba, fantasias, bandas variáveis, blocos etc.

Por isso hoje em dia no Brasil o carnaval muitas pessoas saem de várias cidades para ir curti o carnaval e uma delas é em salvador, Recife e Olinda. Também ver as escolas de samba no Rio de Janeiro e São Paulo. Outras pessoas preferem o silencio, não curti muito essas bagunças e prefere outras coisas como ficar em casa aproveitando o feriado com a família, outros preferem retiros de carnaval já outros usam seu tempo indo para igreja.

Tempo de festa, de alegria, de liberdade e folia, de descanso ou fuga para um lugar tranqüilo, longe de festejos e de agitação.

O carnaval tem suas vantagens e desvantagens. Umas das vantagens é a circulação de pessoas no país, o aumento no turismo, vendas para os comerciantes, as vendas de fantasias, adereços, bebidas, etc. o ganho de todo o sistema ligado ao turismo, com ênfase nos hotéis. E suas desvantagens também são muitos como acidentes, mortes, poluição sonora e nas ruas, pessoas mais vulneráveis como a AIDS.

O carnaval é tempo de alegria, festa e até mesmo férias para muitos. Hoje em dia não sabemos se estão vivendo uma felicidade verdadeira, pois se estão por que o uso excessivo de drogas, o melhor do carnaval é passar todos os dias sóbrios.

O segredo é saber se divertir com responsabilidade, estando coerente em tudo o que fizer. No Brasil essa grande festa é esperada o ano quase todo, pois é terminando o ano presente já começa a pensar no próximo, mas é bom saber que o iniciou do carnaval não era uma festa depravante como hoje se encontra perderam mais de 50% da verdadeira origem do carnaval. Mas é uma festa maravilhosa para quem sabe aproveitar e curti na melhor maneira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com