TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Irrigação e Controle Sustentável da Plantação

Por:   •  17/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório da Disciplina de Micro-controladores

Assunto: Sistema de Irrigação e Controle Sustentável da Plantação.

Integrantes:

*Vitoria Ellen

*Hemerson Almeida

*Leonardo Cardoso

*Antonio Ronaldo

*Anderson Silva


                                        Teoria...

  No Brasil, a maior parte da renda é baseada no meio rural, com um mercado cada vez mais exigente buscando desenvolver técnicas de cultivo e melhorar o uso dos recursos que é essencial para aprimorar a qualidade, quantidade e o preço final de um determinado produto.

   Os principais tipos de irrigações mais utilizados atualmente são a superficial, a localizada e a aspersão, essas técnicas são distintas que dependem de fatores como o solo, temperatura, relevo, cultura, entre outros, é aconselhável a decisão ser acompanhada por um profissional agrônomo para evitar resultados desagradáveis, porém elas não são precisas o suficiente para dizer quando e em que quantidade, além da área irrigada.

    Na irrigação automatizada, o processo é feito através de sensores (DHT11, a margem de erro referente a umidade de 5% em relação a temperatura menor que 2%) ligados ao solo que coletam os dados da umidade e temperatura ambiente para se ter uma maior aproximação para quando e em que quantidade deve-se irrigar. O controle é feito através de leds ou display de cristal líquido (LCD), buzzer e reles retornando informações para a tomada de decisões.

 A agricultura inteligente (agrosmart) pode ser implementada em qualquer método de irrigação e com a internet das coisas os dados podem ser obtidos em tempo real e com maior eficiência, vale lembrar que o mercado está cada vez mais exigente e quem não conseguir se adequar a essas mudanças terá prejuízos e perdas.

Justificativa....

A nossa equipe assim como as outras, pesquisou alguns dos diversos sensores existentes e chegamos a conclusão de que o DHT11 será o usado em nosso projeto. Os motivos que nos levaram a tomar essa decisão foram os seguintes:

Por ser um sensor de temperatura e umidade; pela precisão na leitura dos dados tanto na temperatura quanto na umidade, onde o mesmo nos dá uma margem de erro de apenas 2ºC para mais ou para menos com relação a temperatura e de 5% em relação a umidade.

Sabendo desse detalhes, nos leva a pensar em diversos projetos que podem ser realizados utilizando o mesmo, tanto para ambientes internos quanto externos. Projetos esses que podem ser ainda mais complexos se forem usados outros componentes para auxiliá-lo.


Materiais/Custos..

  • 1 Arduino
  • 1 DHT11
  • 2 Protoboards
  • 20 Jumpers
  • 2 Resistores
  • 1 display LCD
  • 1 relé

Cronograma Quinzenal...

Processo

Dia/mês

Tema

Justificativa

Materiais e custos

Teoria

20/fev

 

 

 

 

21/fev

 

 

 

 

22/fev

 

 

 

 

23/fev

 

 

 

 

24/fev

 

 

 

 

25/fev

 

 

 

 

26/fev

 

 

 

 

27/fev

 

 

 

 

28/fev

 

 

 

 

01/mar

 

 

 

 

02/mar

 

 

 

 

03/mar

 

 

 

 

04/mar

 

 

 

 

05/mar

 

 

 

 

06/mar

 

 

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (42.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com