TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DE LOGISTICA

Por:   •  7/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.551 Palavras (7 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 7

LOGÍSTICA É SUAS PRINCIPAIS ÁREAS

[pic 1]

O QUE É LOGÍSTICA?

De modo bem geral e abrangente para qualquer área da vida, logística é o conjunto de operações estratégicas realizadas para se atingir um objetivo. Tudo o que é necessário para garantir que um projeto seja realizado com sucesso. Ou seja, no seu dia a dia você usa vários conceitos logísticos pois sempre está realizando tarefas para atingir um fim maior. Nem que seja pensar no que comprar no mercado hoje para fazer um almoço em família com sucesso no domingo, tentando se manter dentro do orçamento. Conceitos de armazenagem dos itens comprados, transporte para a sua casa, preferências dos seus convidados, tempo e dificuldade para a preparação de cada prato no dia do almoço e custo para compra e preparação. Isso é logística. Voltando ao ambiente empresarial, a logística de uma empresa está diretamente ligada à gestão dos suprimentos necessários para o funcionamento da mesma e para a conquista de receita. Ou seja, todas as movimentações de matérias-primas, transformação em produto final, armazenamento, transporte, compra dos insumos, processamento de pedidos, distribuição para os clientes, e muitas outras atividades.  Abrange toda a vida do produto, desde a origem da matéria prima até o uso consumo do produto final.

A importância da logística integrada para as empresas.

 Quando se fala na importância de qualquer área para uma empresa, estamos sempre falando das boas práticas nessa área, afinal, ela só se torna importante se for encarada como tal, e se forem realizados esforços para melhorias e manutenção do alto nível de qualidade. Com a logística é a mesma coisa. A importância dela se dá em boas práticas, e aí entra a logística integrada. Antigamente era mais comum e aceitável que essa área trabalhasse separadamente, com suas subáreas trabalhando individualmente. Hoje em dia isso é impensável para uma empresa que deseja se fortalecer no mercado.  A integração entre as diversas etapas é extremamente essencial para que o todo esteja alinhado e seguindo para os mesmos objetivos, consumindo os mesmos recursos e utilizando o mesmo tempo. Este resultado final gerado a partir da logística com integração é um resultado com valor agregado muito maior. Todas as etapas trabalharam em total controle e eficiência para garantir, tanto na teoria como na prática, o melhor resultado possível.  A integração deve ser clara entre todos os setores e etapas. E nisso se fala em comunicação, gestão, fluxo de informações, transparência dessas informações para todos os envolvidos, uso de tecnologias atualizadas para garantir a eficiência dessas informações, utilização de métricas para mensurar o desempenho de cada etapa e estipular metas para seguir sempre melhorando, entre outras ações. Com tudo isso, se atinge um nível de trabalho excelente. Por consequência, se conquistam mais clientes e os tornam cada vez mais satisfeitos. Portanto, a logística bem alinhada e eficiente pode transformar tudo em uma empresa, até mesmo a imagem que o mercado possui dela.

Os tipos de logística

A logística é uma área muito ampla do mundo empresarial. Portanto, analisando como ciência e para melhorar o aprendizado e desenvolvimento dos profissionais e da própria área, foi separada em 3 tipos básicos. São eles: logística de suprimento, de distribuição, de produção. Todas essas subáreas da logística têm os seus objetivos específicos dentro da Organização, cada uma sendo responsável pela sua parte e importantes no somatório final dos resultados.  Ou seja, ambas se complementam e permitem que a empresa tenha ótima eficiência em sua estrutura logística, é claro, se desempenhadas com boas práticas e integração.

[pic 2]

Logística de Suprimento

Uma das questões mais essenciais e importantes de uma empresa quando se fala em logística é o de garantia de suprimento. Ela trabalha diretamente com o fornecimento de matérias-primas para os produtos e materiais gerais para o operacional. Ou seja, planeja e gerencia tudo o que é necessário para a manufatura de um produto, incluindo ainda fornecimento de outros materiais essenciais para o funcionamento da empresa, como materiais administrativos ou de limpeza, por exemplo. Esta área da logística garante que a quantidade de suprimentos e o fluxo de materiais estejam sempre de acordo com a demanda. Estes recursos precisam estar disponíveis no local e horário solicitado. Nesse momento, trago o conceito de cadeia de suprimentos, o qual é extremamente importante para a integração da área logística das empresas e se relaciona diretamente com a área da logística de suprimentos.  A cadeia de suprimentos é entendida por uma rede interligada de negócios. Esta rede engloba todas as operações de uma empresa, todo o ciclo de um produto ainda sob a responsabilidade da empresa. Sendo assim, abrange todo o suprimento de recursos necessários para o funcionamento das operações, desde  armazenamento da matéria-prima até a entrega do produto ao consumidor final. Dessa forma, a cadeia de suprimentos é entendida como o conjunto de atividades que envolve desde os processos iniciais, como compra de produtos e matéria-prima, passando pelos intermediários como armazenamento, movimentação interna, embalagem, e finalizando com transporte e distribuição final, até chegar ao consumidor. As principais responsabilidades dos funcionários deste setor são o controle de estoque, gerenciamento do armazenamento, preservação dos materiais, controle do fornecimento e uso desses materiais pelos funcionários que os solicitam, e até o descarte dos materiais após o uso. Além disso, precisam sempre apontar as movimentações para cada solicitação, como entradas e saídas dos estoques.

Logística de Distribuição

A logística de distribuição é composta por várias atividades dentro das fases finais do ciclo logístico, ou seja, de quando as mercadorias estão prestes a sair da fase de armazenagem e partir para os destinos seguintes até o consumidor final. Dentre as atividades estão: manter a quantidade correta de mercadorias no estoque, baseando-se sempre nos dados de controle de estoque e ponto de abastecimento; observação dos prazos de validade e direcionamento correto para cada cliente baseando-se na sua parametrização de validade; formação das cargas e conferência após expedição; roteirização das entregas com controle de fretes, entre outros tipos de monitoramento. Além de tudo isso, o funcionário ainda é responsável pela conferência completa dos materiais e equipamentos de distribuição, à exemplo das empilhadeiras, prateleiras, estruturas de levantamento de carga, vans e caminhões, para garantir que esteja tudo correto, alinhado e seguro. De modo geral, a logística de distribuição é a última que acontece ainda em ambiente empresarial. Também a que está mais próxima do consumidor final, garantindo que os produtos cheguem no ponto de distribuição final para o consumidor. Portanto, esta área da logística tem uma grandiosa importância. Como é a área que mais se aproxima do cliente, é também a mais responsável por passar a percepção de valor que o cliente precisa ter para gostar do produto serviço. Afinal, um atraso no envio, ou mesmo a chegada de um produto danificado, podem ser cruciais para a imagem da empresa e a perda do cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (679 Kb)   docx (687.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com