TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Template Estágio

Por:   •  29/9/2021  •  Monografia  •  3.039 Palavras (13 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Centro Universitário Leonardo da Vinci

NOME DO(A) ACADÊMICO(A)[a]:

CURSO (TURMA)[b]

TUTOR EXTERNO: Nome do Orientador[c]

[pic 2]

PROJETO DE ESTÁGIO: TÍTULO DO PROJETO[d]

CIDADE[e]

ANO/SEMESTRE[f]


SUMÁRIO[g]

PARTE I: PESQUISA        3

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        3

1.2 OBJETIVOS        3

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA        4

PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO        6

2.1 METODOLOGIA        6

2.1.1 PLANO DE AULA I        6

2.1.2 PLANO DE AULA II        6

2.1.3 PLANO DE AULA III        6

2.1.4 PLANO DE AULA IV        6

2.1.5 PLANO DE AULA V        6

2.2 CRONOGRAMA        6

REFERÊNCIAS        7

APÊNDICES        8

1 PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Área de concentração: Digite aqui[h]

Programa de Extensão: Digite aqui[i]

Projeto de Extensão: Digite aqui[j]

Produto Virtual: Digite aqui[k]

Tema: Digite aqui[l]

Neste tópico, você acadêmico, enuncia uma área de concentração e a justificativa da escolha. Ao optar por uma área de concentração, você estará elegendo um campo ou ramo do conhecimento ou atividade, pois, segundo Borges-Andrade (2003, p. 165), uma área de concentração “[...] deve agrupar ações e fazê-las convergir para um centro de modo [...] a tornar mais ativo determinado domínio de conhecimento”.

Ao escolher a área de concentração, você precisa definir um tema e delimitá-lo, ou seja, é preciso estabelecer limites, apresentando, especificamente, qual é o seu interesse de estudo. As leituras elencadas sobre o assunto devem permitir um estudo do tema de forma mais completa possível.

1.2 OBJETIVOS[m]

  • Trabalhar movimentos, ritmos, sonoridade, criatividade, memória, tempo e espaço.
  • Compreender fenômenos da natureza, a importância do sol.
  • Desenvolver a linguagem oral, estimular a criatividade, desenvolver a atenção e o raciocínio, identificar as estações do ano, desenvolver a coordenação motora, a percepção auditiva e visual.
  • Expor o que é folclore, explicar a importância do folclore, provocar o interesse da criança pelo tema, auxiliar no desenvolvimento da memória, coordenação motora e atenção, promover a criatividade.
  • Estabelecer noção entre quantidades com  resultado  maior, compreender as ideias de adição envolvendo os conceitos de sequência numérica e  operação através da brincadeira.
  • Conhecer as formas geométricas: quadrado, círculo, retângulo e triângulo, identificar e classificar as formas geométricas em objetos do dia-a-dia.


1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA[n]

Os primeiros anos de Educação Infantil são marcantes para o aluno, pois permitem que ele exercite a possibilidade de se afastar do núcleo familiar, passando a agregar-se e interagir como outros grupamentos sociais. Esta passagem do  universo privado e restrito, que é a família, para outro, público e mais amplo que é a escola, é de fundamental importância no processo da individualização do sujeito.  

A criança deve aprender a lidar com seus desejos e conhecer seus limites. Através do excessivo otimismo em relação ao caráter da natureza boa do homem ao nascer, Rousseau faz severas críticas à educação autoritária, onde o fim da educação para ele é a inserção social, após a criança ter recebido uma educação individualizada. “A pobre criança que nada sabe que não pode nada, nem nada conhece, não está a vossa mercê? (...) sem dúvida ela deve fazer só o que deve, porém deve querer só o que vós quereis que ela faça”. (Rousseau).

A prática pedagógica está alicerçada no Sócio-Interacionismo, pois é uma teoria de aprendizagem e que se dá em contextos históricos, sociais e culturais. Cujo foco dessa teoria está na interação social.

No enfoque sobre educação, Vygotsky é um teórico que embasa a prática pedagógica. Pois, ele está presente nos documentos voltados para educação infantil brasileira, especialmente na LDB. Uma das principais contribuições desse teórico para educação é defender os processos de aprendizagem como: a coordenação motora para o desenvolvimento, o brincar, cuidar, educar etc.

Por meio de uma brincadeira de criança, pode-se compreender como ela vê e constrói o mundo. Pela brincadeira ela manifesta certas habilidades que não seriam esperadas pela sua idade.


2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO

2.1 METODOLOGIA[o]

Este relatório de estágio utiliza como metodologia de pesquisa a elaboração do plano de aula. De acordo com Barros, a correta utilização do plano de aula permite que o  professor tenha um planejamento melhor da aula, com um controle e acompanhamento na execução das tarefas e “[...]a aula se tornará mais agradável e rica, proporcionando maior envolvimento de todos, além dos ótimos resultados para a aprendizagem” (BARROS, 2021). Mediante isto, o relatório apresenta a seguir os 5 planos de aulas, com base nesta metodologia de pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (281.9 Kb)   docx (465.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com