TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DA MÚSICA COMO MATERIAL LÚDICO

Por:   •  8/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.991 Palavras (8 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 8

O USO MÚSICA COMO MATERIAL          LÚDICO

Luana Jardim Batista

Vernalize Onofre da Silva Rodrigues

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Pedagogia – PED (0859) – Prática do Módulo I

23/06/2012

RESUMO

Desde quando criança, ou até mesmo antes de nascer, dentro do ventre materno, a criança possui sensibilidades ao ambiente sonoro e responde a isso através de alguns movimentos corporais. O ambiente sonoro, assim como a presença da música em diferentes e variadas situações do cotidiano fazem com que as crianças iniciem seu processo de musicalização de forma intuitiva. Partindo do princípio da eficácia da música na vida cotidiana vale a pena usá-la como uma ferramenta para incentivar o ensino-aprendizagem em sala de aula, pois, além de ser uma excelente terapia que irá auxiliar na formação emocional e cultura da criança, também pode ser utilizada como importante meio de estimulo às outras matérias escolares.  

Palavras - chaves: Crianças. Música. Sala de aula. 

1 INTRODUÇÃO

 A educação tem um trajeto longo e insatisfatório, pois durante longos anos foi vista como algo isolado, direito de poucos, tendo seu inicio baseado no dogmatismo. Aconteceram mudanças e evoluções, entretanto, um ensino técnico e condicionado, o professor era visto como dono do conhecimento e o aluno apenas o receptor do mesmo, porém novas formas vêem surgindo como meio de transformar e ajudar no crescimento deste ensino, para que tanto o professor, como o aluno possam interagir de forma clara e prazerosa, uma aprendizagem unificada, pois cada um tem sua bagagem de conhecimento.

Novas tecnologias tem sido de grande relevância no desenvolvimento dessa nova linguagem que interferi na busca dos alunos pelo novo, a música é uma delas, pois tem o papel em situar os alunos na análise da história, de forma didática, buscando conceitos sociais, culturais, políticos e econômicos, aprendendo que hoje nem todas as respostas são absolutas, que nada é tão simples. A intervenção com ensino da música servirá não só para ensinar um determinado conteúdo, mas aprimorar o conhecimento no desenvolvimento interdisciplinar seja essa canção popular, erudita, samba, rap ou etc.

A musicalização está presente na sociedade há muito tempo, como exemplo disso é que ela desfrutou lugar nas antigas escolas dos profetas, no tempo de Samuel e Davi e mesmo nos séculos posteriores, os assuntos mais importantes que eram vistos nas escolas eram a Lei de Deus, como a instrução dada a Moisés, a história sacra e a poesia. Através dos séculos, tem sido inegável o papel da música como um dos fatores na formação do homem.

Atualmente é possível encontrar diversas definições para a música. Mas, de um modo geral, pode ser considerada ciência e arte, na medida em que forem usadas na sala de aula pode ser utilizada para incentivar a matemática, história, geografia entre outras disciplinas. Proporcionando ao aluno uma maneira mais prazerosa de aprender e ao professor uma nova forma de ensinar.

A música pode ser trabalhada de variáveis formas e apresenta um papel importante na educação, não apenas uma experiência estética, mas também como um meio que facilite o processo de ensino-aprendizagem, como um instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo, e também ampliando o conhecimento musical da criança.

2 O USO DA MÚSICA COMO UMA FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA SALA DE AULA.

Segundo Bréscia (2003), a música é uma linguagem universal, tendo participado da história da humanidade desde as primeiras civilizações. Conforme dados antropológicos, as primeiras músicas seriam usadas em rituais, como: nascimento, casamento, morte, recuperação de doenças e fertilidade. Com o desenvolvimento das sociedades, a música também passou a ser utilizada em louvor a líderes, como a executada nas procissões reais do antigo Egito e na Suméria.

Na Grécia Clássica o ensino da música era obrigatório, e há indícios de que já havia orquestras naquela época. Pitágoras de Samos, filósofo grego da Antigüidade, ensinava como determinados acordes musicais e certas melodias criavam reações definidas no organismo humano. “Pitágoras demonstrou que a seqüência correta de sons, se tocada musicalmente num instrumento, pode mudar padrões de comportamento e acelerar o processo de cura” (BRÉSCIA, p. 31, 2003).

Houaiss apud Bréscia (2003, p. 25) conceitua a música como “[...] combinação harmoniosa e expressiva de sons e como a arte de se exprimir por meio de sons, seguindo regras variáveis conforme a época, a civilização etc”.

Já Gainza (1988, p.22) ressalta que: “A música e o som, enquanto energia, estimulam o movimento interno e externo no homem; impulsionam-no ‘a ação e promovem nele uma multiplicidade de condutas de diferentes qualidade e grau”.

A estimulação, a variedade, o interesse, a concentração e a motivação são igualmente proporcionados pela situação lúdica. Se acrescentarmos a isso a oportunidade de ser parte de uma experiência que, embora possivelmente exigente, não é ameaçadora, é isenta de constrangimento e permite ao participante uma interação significativa com o meio ambiente, as vantagens do brincar ficam mais aparentes.

A principal implicação educacional do uso da música é a valorização da atividade lúdica, que tem como consequência o respeito às necessidades afetivas da criança. Promovendo o respeito à criança, contribui para diminuir a opressão dos sistemas educacionais extremamente rígidos.

2.1 BENEFÍCIOS DA MÚSICA EM SALA DE AULA NA VIDA DAS CRIANÇAS

O uso de métodos de musicalização em sala de aula permite que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, também permitem a comunicação com o outro e ajuda na aprendizagem de um novo conteúdo. Weigel (1988) e Barreto (2000) afirmam que atividades podem contribuir de maneira indelével como reforço no desenvolvimento cognitivo/ lingüístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança, da seguinte forma:

Desenvolvimento cognitivo/ lingüístico: a melhor maneira da criança conseguir adquirir conhecimento são as situações que lhe são proporcionada em seu cotidiano. Com isso, o uso da música na sala de aula favorece a aprendizagem e o desenvolvimento dos sentidos da criança.

Desenvolvimento psicomotor: com a ajuda de atividades musicais em sala de aula pode oferecer diversas oportunidades que a criança melhore a sua habilidade motora, aprenda a controlar seus músculos e mova-se com desenvoltura. O ritmo tem um papel importante na formação e equilíbrio do sistema nervoso. Isto porque toda expressão musical ativa age sobre a mente, favorecendo a descarga emocional, a reação motora e aliviando as tensões. Por isso atividades como cantar fazendo gestos, dançar, bater palmas, pés, são experiências importantes para a criança, pois elas permitem que se desenvolva o senso rítmico, a coordenação motora, fatores importantes também para o processo de aquisição da leitura e da escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (149.4 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com