TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso do Material Didático Manipulável

Por:   •  25/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 2

Uso do Material Didático Manipulável

A busca de novas metodologias para se trabalhar matemática é uma constante na vida dos professores, muito se ouve sobre o uso de Material Didático Manipulável (MDM) em salas de aulas, o número de pesquisas voltadas para sua aplicação onde possa contribuir para o ensino da Matemática vem crescendo cada dia mais.  

Como muitos pensam o uso do material didático não garante que haverá um aprendizado pelos alunos, pois para que haja aprendizado não depende somente do seu uso, mas sim de várias outras coisas.

Fazer o uso de MDM pode ser bem complexo, pois antes de iniciar uma atividade com esses materiais deve haver uma preparação, ou seja, o professor deverá refletir sobre os objetivos que pretende usar ao levar tal material para a sala de aula, ter conhecimento do mesmo e analisar se aquele material fará com que ele alcance os objetivos pretendidos, e principalmente como será feita a aplicação desse material em sala de aula.

Quando o MDM é utilizado de forma que o professor tenha feito essa preparação, os usos desses materiais podem trazer vantagens para a aprendizagem, pois podem favorece ambientes de aprendizagem, onde desperta a curiosidade dos alunos; provocar interações com os colegas e com o professor; contribuir para as descobertas de conteúdos matemáticos relacionado a cada material; se tornar motivador.

Um dos fatores que levam o professor a não fazer o uso desses materiais em sala de aula é a falta de segurança que muitos sentem ao querer proporcionar aos alunos ambientes diferentes do tradicional.  Mas nem sempre a insegurança é motivo de não se usar o MDM mais também as condições que são oferecidas aos professores, a falta de recursos, salas superlotadas e na maioria das vezes o comportamento dos alunos.

Enfim, o professor tem que ter consciência de que o MDM não é garantia nenhuma de sucesso no processo de ensino aprendizagem dos alunos. O sucesso só será obtido se o professor preparar sua proposta pedagógica que ira nortear a prática dentro de sala de aula.  A prática deve sempre procurar envolver os alunos e fazer com que haja participação na construção de conceitos e conteúdos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (342.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com