TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de comunicação

Projeto de pesquisa: O processo de comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.910 Palavras (8 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo mostrar um dos mais preciosos recursos dentro das organizações atualmente: a comunicação. Para que as tarefas sejam executadas com êxito, é necessário que a comunicação em âmbito organizacional seja de perfeita compreensão, que ela possua um fluxo eficiente e transcorra de forma harmônica. No ambiente de trabalho existem termos e frases que fazem parte da comunicação adotada pelos colaboradores que são empregados como código ou uma linguagem técnica, são os chamados jargões corporativos. No decorrer deste trabalho estarão descritos conceitos e empregos de jargões no processo comunicativo do ambiente organizacional. No mundo organizacional é cada vez mais importante e necessário o uso de processos estruturados para lidar com o fluxo de informações que trafegam interna e externamente no âmbito empresarial.

Palavras-Chave: Comunicação, Processo Comunicativo, Jargão, Linguagem.

1 INTRODUÇÃO

No mundo organizacional é cada vez mais importante e necessário o uso

de processos estruturados para lidar com o fluxo de informações que trafegam interna e externamente no âmbito empresarial. Trabalhar de forma harmônica interpretando de forma correta as informações, é a maneira mais curta para o êxito nas funções e tarefas que são realizadas dentro das organizações, para que assim, as empresas possam proporcionar produtos e serviços de qualidade, a satisfação do cliente e lucro para a organização. São por esses aspectos que a comunicação empresarial é de suma importância para o alcance desses objetivos e é extremamente importante que o processo de comunicação seja articulado com o planejamento estratégico da empresa.

O processo de comunicação é o mecanismo que interliga todas as áreas e departamentos empresariais através da transmissão das informações. O objetivo deste trabalho foi analisar o processo de comunicação no ambiente corporativo, entender o funcionamento da rede de comunicação, analisar os métodos, a maneira como as informações trafegam na empresa, as ferramentas utilizadas para a transmissão das informações, bem como o emprego de jargões corporativos sua eficiência e eficácia.

2 FUNDAMENTOS TEÓRICOS

2.1 Comunicação

Comunicação é uma palavra derivada do termo latino “communicare”, que significa “partilhar, participar algo, tornar comum”. O ato de comunicar é essencial para a vida em sociedade, é através da comunicação que seres humanos e animais transmitem informações entre si.

A comunicação é de importância vital, desde o princípio dos tempos, pode ser considerada uma ferramenta de integração, de troca mútua e desenvolvimento. “A comunicação aconteceu mediante a interação do homem com o mundo que o rodeia, e este mesmo homem estabeleceu códigos para se comunicar e alcançar efetivamente suas metas, seus interesses.” (Lima, 2009, p. 21). A comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor que interpreta uma determinada mensagem.

A mensagem a ser transmitida é codificada por um sistema de sinais que podem ser definidos por gestos, sons, indícios, uma determinada língua natural (português, inglês, etc), ou ainda por outros códigos que possuem determinados significados, como por exemplo, as cores do semáforo. Os sinais são transportados até o destinatário através de cartas, telefone, comunicado na televisão, entre outros canais de comunicação.

O ruído, caracterizado por tudo aquilo que afeta a comunicação, distorção ou estática não planejada que resulta em uma mensagem que chega até o receptor diferentemente da forma como foi enviada pelo emissor, é um elemento presente no processo comunicativo, como por exemplo, a falta de rede no celular.

A comunicação verbal, caracterizada por meio da linguagem falada ou escrita, é uma forma de comunicação exclusiva dos seres humanos, considerada a mais importante nas sociedades humanas. Outras formas de comunicação a partir de sistemas de sinais não-linguísticos como gestos, expressões faciais, imagens etc., são consideradas comunicação não-verbal. Dentro do contexto de uma empresa a comunicação empresarial é a área estratégica de planejamento. Uma boa estratégia de comunicação contribui para uma empresa de sucesso.

A comunicação empresarial abrange um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos para reforçar a imagem da empresa junto aos seus públicos de interesse tais como, consumidores, colaboradores, acionistas e classe empresarial. A comunicação empresarial desempenha um papel fundamental podendo ser definida como estratégia para as organizações. Para que a comunicação empresarial seja eficiente, é necessário disseminar a cultura da empresa, aprimorar a contribuição individual e capacitar os colaboradores para que pratiquem uma comunicação ao menos eficaz.

Inseridos na comunicação empresarial estão o uso de jargão, uma linguagem pouco compreensível, na maioria das vezes por ser específico de determinado grupo profissional ou sociocultural. O uso de jargão corporativo é empregado com o intuito de tornarem--se um código ou linguagem técnica.

2.2Jargão Corporativo

A linguagem culta é considerada como a de maior prestigio social, se impõe como uma característica dos falantes com maior grau de escolaridade. Deve-se ampliar o problema de prestigio das variantes linguísticas, além de ser considerada a variante escolaridade deve-se ainda considerar os grupos sociais, suas condições históricas, gêneros textuais e as situações de comunicação em que os falantes atuam.

Existem diversas fontes de informação que nos auxiliam identificar a identidade social das pessoas. Algumas são as de origem estática, como traços físicos, maneira de se vestir, postura. A identidade também pode ser identificada através de gestos, movimentos, extroversão, submissão, essas são chamadas de características dinâmicas. Da mesma maneira que traços físicos e dinâmicos a fala faz parte da identidade das pessoas.

“Um exemplo comum da vida cotidiana é o uso, em nosso discurso, de vocábulos técnicos, de conhecimento restrito, que podem sugerir que o falante esteja atualizado em relação ao assunto de que trata na interação, dando-lhe, pois, um prestigio que nem sempre corresponde à sua identidade real. Ou, então, o emprego de palavras estrangeiras, para indicar nosso domínio de outras línguas, o que constitui, para muitos, um inegável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com