TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é ideologia?

Por:   •  18/5/2019  •  Resenha  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 4

O que é ideologia?

A obra “O que é ideologia” de Marilena Chauí, lançada em 1980, relata a conexão da ideologia com a realidade política, social e econômica a partir de teorias filosóficas antepostas a ela.

Chauí começa tratando da filosofia grega, representada pela Teoria das 4 causas, de Aristóteles, sendo a última causa, a final, a mais importante. Saindo da Grécia, a autora passa para o contexto francês, dessa vez representado por Durkheim, que defende que a ideologia não passa de um conjunto de ideias que são justificadas pela realidade, de tal modo, que ao longo do tempo se modificam. A terceira teoria, vem do alemão Hegel, que defendia a existência de uma relação Espiritual e Cultural, sendo ela, a relação natural de desejo, trabalho, linguagem, estadual, religiosa, artística e filosófica, onde o espírito se encontrar encarnado. A última e mais importante das quatro teorias (visto que a autora se baseia principalmente nesta), é a de Karl Marx, filósofo nascido em Prússia (território extinto pela primeira guerra, estando dividido hoje entre Polônia, Rússia e Lituânia) mas que passou boa parte da vida no Reino Unido, onde escreveu sua teoria .

Segundo ele a ideologia designa as visões de mundo, crenças próprias de diferentes classes sociais, gerando o ocultamento de fatos para que se torne mais fácil a dominação, visto que, a ideologia dominante no sistema é a da burguesia. Marx dizia que o proletariado é dominado através da alienação. Uma pessoa alienada é uma pessoa que tem uma visão de mundo diferente da que ela vive, visão essa que foi imposta pela classe dominante. A alienação, faz a classe dominada ser "escravizada", repetir a mesma escravidão e ainda achar certo, natural. Ou seja, a alienação não permite que a classe operária veja a real realidade, pois ela detém de uma visão de mundo escolhida pela classe burguesa e repassada para eles através da mídia, tv, entretenimento e etc...

Chauí concorda com a tese de Karl Marx e a defende, como na seguinte frase “um dos traços fundamentais da ideologia consiste, justamente, em tornar ideais como Independentes da realidade histórica e social, de modo a fazer com que tais ideias expliquem aquela realidade que torna compreensíveis as ideias elaboradas”, sendo assim, tendo uma conclusão que as ideias são expressões falsas para omitir o real problema.

A autora argumenta que vivemos em uma sociedade dominada, sendo o trabalho uma das formas de dominação,“ Estamos pois diante do que se convencionou chamar de homem livre modernos “ como disse a autora, no entanto a definição de livre é contraditória, a divisão das classes determina-se entre burgueses, donos de praticamente todo o meio de produção e do outro lado, dos operários que são “livres” todavia se sujeitam a hora de serviço para ganhar pouco sendo que eles a classe que mais necessita de trabalho para viver, porém, um trabalho de 8 horas que vale a 100,00 reais, os empresários pagam apenas a metade, e o resto do dinheiro vão para outros investimentos.

Ao ver de Marx, a partir do momento que houve a divisão social e a exploração do trabalho, onde o homem vive em uma desigualdade vigente, surgiu a ideologia burguesa, uma falsa consciência, uma representação distorcida da realidade, e se opõe á perspectiva científica, associada a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com