TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS 5 Rs DA RECICLAGEM

Por:   •  19/6/2015  •  Dissertação  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

         

OS 5 Rs DA RECICLAGEM

                        [pic 1]

OS 5 Rs DA RECICLAGEM

Reciclagem é uma palavra muito utilizada nos dias de hoje porque indica a reutilização de materiais ou mesmo o reaproveitamento de produtos que não servem mais para o propósito a que foram produzidos, mas ainda podem ser usados; ou para materiais que foram rejeitados.

Com a reciclagem conseguimos diminuir a quantidade de lixo jogada na natureza porque o produto estará sendo usado para alguma utilidade por mais tempo, ao mesmo tempo em que estaremos economizando a matéria prima que seria utilizada com a produção de novos produtos.

Podemos dizer que a reciclagem é um processo composto por 5 Rs: Repensar, Reduzir, Recusar, Reutilizar e Reciclar.

1º Repensar: Como primeiro passo, precisamos repensar antes de fazer uma compra ou uma aquisição de um produto. A sociedade se baseia em hábitos antigos de que tudo precisa ser novo para ter valor.  A compra por impulso deverá ser analisada porque muitas vezes compramos coisas de que não necessitamos.

2º reduzir: Podemos consumir menos produtos utilizando refis, comprando produtos que tenham menos embalagens (e consequentemente utilizaram menos matéria prima para sua produção), procurar produtos que tenham embalagens mais econômicas, procurar produtos que tenham maior durabilidade, preferir produtos com embalagens renováveis, etc...

3º recusar: Podemos optar por produtos produzidos por empresas que se comprometam com o meio ambiente. Essas empresas colocam símbolos nas embalagens de seus produtos informando que estão fazendo a parte delas. Também podemos recusar produtos quer prejudicam a saúde e o meio ambiente, como sacolas plásticas e sacos plásticos não renováveis.

4º reutilizar:  Reutilizando um material, ou um produto, estaremos ampliando sua vida útil e economizando na extração de matéria prima que seria utilizada na produção do novo produto. Hoje, muitas empresas utilizam materiais recicláveis para a confecção de seus produtos e embalagens como por exemplo a indústria de papel, brinquedos, a indústria de leite (utilizam a embalagem com reciclagem mista), etc. Dê preferência a comprar papel reciclado para imprimir trabalhos que não exigem muita formalidade.

5º reciclar: A coleta seletiva existe com o único propósito de reciclagem. Devemos aproveitar e separar o lixo descartando-o de forma adequada e nos locais que possam ser reaproveitados. Reciclando estamos reduzindo o consumo de matéria prima, de água e de energia. A indústria de reciclagem criou empregos e renda para milhares de pessoas. Fazendo a coleta seletiva estaremos contribuindo para um mundo mais limpo e melhor.

        [pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com