TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS

Por:   •  29/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

TÍTULO ENGENHARIA CIVIL

SUBTÍTULO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS

Newton da Silva Mello

Centro Universitário Luterano de Manaus, Manaus, AM, newtonmello@live.com

RESUMO: No Brasil cerca de meia tonelada de resíduos sólido são produzidos por ano, em média 60% desses resíduos vem da construção civil sendo que 70% desse entulho poderia ser reaproveitado como materiais reciclados por cooperativas ou na própria obra, são números que assustam pelo enorme volume de material despejado em locais muitas das vezes inadequados. Hoje o desperdício gira entorno de R$ 8 bilhões por ano com resíduos da construção civil e demolição no país, a preocupação com a sustentabilidade do meio ambiente agregada também a redução do custo da construção tem levado muitos empreendedores a aderir a logística reversa em seus canteiros de obras visando a redução de desperdício e também a conscientização do uso racionalizado dos minérios extraídos da natureza.

Palavras chaves: Resíduos sólidos, Construção civil, logística reversa.

INTRODUÇÃO

O resíduo de construção civil e demolição - RCD é retirado da obra e disposto clandestinamente em locais como terrenos baldios, margens de rios e de ruas das periferias, o RCD gerado pela construção civil tem sido uma enorme problemática discutida em todo o mundo, a preocupação com a redução do impacto no meio ambiente e também melhor aproveitamento de materiais leva empresários a concepção de que algo tem que mudar, com isso muitas construtoras estão inserindo em seus canteiros de obras a logística reversa. Esta constatação do volume de resíduos gerado pela construção civil e a falta de comprometimento das empresas construtoras às questões ambientais e sustentáveis, torna-se necessária uma melhor compreensão dos fatores determinados na Lei 12.305 e na Resolução nº 307 e de sua aplicação no cotidiano das empresas

O objetivo do trabalho é demonstrar a importância da logística reversa na construção civil e demolição.

I REVISÃO BIBLIOGRÀFICO

O conceito de logística reversa referia-se apenas a produtos que, por algum motivo, retornavam à cadeia de distribuição. Além disso, em decorrência das mudanças ocorridas no cenário ambiental, a procura por empresas ambientalmente corretas cresceu. Além disso, o aparecimento cada vez maior de restrições legais quanto ao descarte de materiais que pudessem causar danos ao ambiente também pesos para o lado das empresas. Sendo assim, tem-se um aumento da atuação e importância da logística reversa.  Um conceito sobre logística reversa pode ser visto em Rogers e Tibben- Lembke (1998, p.2), que definem como:

o processo de planejamento, implementação e controle da eficiência e custo efetivo do fluxo de matéria-prima, estoques em processo, produtos acabados e as informações correspondentes do ponto de consumo para o ponto de origem com o propósito de recapturar valor ou realizar o descarte adequado

Um outro conceito a respeito deste assunto vem de Leite (2003, p. 16)

Logística reversa como a área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, de retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros.

A definição sobre o que é logística reversa vem sendo aprimorada, pois antes era considerada por alguns gestores como o processo de reciclagem de embalagens, de uma forma geral. Porém, a logística reversa é um fator muito mais complexo do que isto, envolvendo além do descrito acima a criação de um canal reverso para prover matéria-prima secundária resultante do descarte de produtos utilizados. (Leite,2003)

Um benefício da logística reversa é de proporcionar uma melhor administração do descarte e reaproveitamento de resíduos RCD.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com